O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Poços de Caldas (CMDM) chama atenção pelo Fim da Violência contra as Mulheres” no Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, conforme a lei federal 11.489/2007.
A presidente do conselho, Ellen Lopes, ressalta que é uma data que precisa ser lembrada e colocada em pauta para conversa. ” Precisamos lembrar que essas datas existem e conversar com as pessoas sobre o fato. Cada um tendo consciência do que aconteceu na nossa história, podemos refletir e ir mudando o futuro.”
A data remete a um triste fato ocorrido no Canadá, em 1989, quando o jovem Marc Lepine, 25 anos, invadiu a sala de aula de uma escola e matou 14 mulheres, após ordenar a saída dos homens. Ele se suicidou e deixou uma carta onde afirmava não suportar a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino.
O crime mobilizou a opinião pública, gerou debates sobre desigualdade de gênero e motivou um grupo de homens canadenses a criar a Campanha do Laço Branco, adotando a fita como símbolo para o lema de jamais cometer ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a crueldades desta natureza.
No Brasil, a campanha motiva atividades para sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. “Este é o momento de sensibilizar os homens (jovens e adultos) sobre os problemas oriundos da desigualdade de gênero e a importância de denunciar atos de omissão, violação dos direitos civis, políticos e humanos, bem como defender uma legislação mais igualitária, assegurando a integridade e o bem-estar das mulheres”, explicou a presidente do CMDM, Ellen Lopes.
A última reunião do ano de 2022 do Conselho acontece hoje, 06, na Casa dos Conselhos às 8:00 da manhã e reforçamos que o Conselho está à disposição de toda população para esclarecimentos e recebimentos de denúncias.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas