Durante a capacitação foram abordados assuntos como laserterapia no pós-parto e saúde mental na gestação e pós-parto
Com o principal intuito de fortalecer a assistência ao aleitamento materno prestada nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, realizou nesta sexta-feira (26), uma capacitação direcionada para os profissionais das unidades de Saúde.
O secretário de Saúde, Carlos Mosconi, abriu o evento e destacou a necessidade da assistência profissional no aleitamento materno. “A Atenção Básica tem o papel de cuidar da saúde. Nós procuramos na secretaria de Saúde, dar força para o atendimento ao aleitamento materno nas unidades de Saúde. O Pré-natal e cuidado com os recém-nascidos tem que ser de excelência. Hoje gostaria de manifestar minha satisfação de participar de um evento como esse. O aleitamento deve ser muito difundido e incentivado pelos profissionais de Saúde”, afirmou.
Durante a capacitação foram abordados assuntos como laserterapia no pós-parto, saúde mental na gestação e pós-parto, reais indicações de fórmulas infantis, mitos e verdades na amamentação.
A capacitação também teve oficinas com os temas: voltar ao trabalho X amamentação; oficina de apojadura e ordenha; oficina de relactação e translactação e gestando depois do nascimento.
Além da parte teórica e prática, a lactante Marília Trevizan que contou sua experiência com a amamentação e destacou a importância da rede de apoios. “A amamentação nunca é feita sozinha, nós precisamos de uma rede de apoio, e os profissionais de Saúde fazem parte desse processo, em termos êxito na amamentação. Com toda certeza, se eu não tivesse apoio naquele primeiro momento com a minha primeira filha eu não teria consigo ter a linda experiência da amamentação. É essencial o carinho, apoio e acolhimento. A amamentação é um momento de potência entre a mãe e o filho e por trás de todo esse gesto há uma rede de apoio”, destacou.
Participaram da ocasião médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos das ESF’s.
Ações nas Unidades de Saúde
Durante todo o mês de agosto as equipes das ESF’s junto aos profissionais da Secretaria de Saúde realizaram rodas de conversa com as gestantes e puérperas atendidas nas unidades, com o objetivo de reforçar a importância e a necessidade do aleitamento materno.
Nesta semana, foram contempladas com as rodas de conversa as ESF’s dos bairros: Itamaraty, Dom Bosco II, Vila Nova, Santana, Cascatinha, Vila Nova e Santana.
As rodas de conversa abordam assuntos como massagem, ordenha, pega, posição do bebê para amamentar, enxoval para amamentação, mitos e verdades que acercam a amamentação, benefícios do leite materno para mãe e bebê, alimentação da mãe refletindo no leite materno, duração da cada mamada e o se há um horário fixo para amamentar o bebê.
No final, as gestantes e lactantes puderam esclarecem dúvidas. Além disso, a unidade recebeu decorações na cor dourada, simbolizando o padrão ouro da qualidade do leite materno.
*informações Secom Prefeitura