Recomendações dos especialistas devem ser mantidas e atenção com as crianças redobradas
Apesar de as restrições terem diminuído ou até mesmo retiradas, as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto aos cuidados com a Covid-19 seguem as mesmas devido ao fato do aumento de novos casos estarem surgindo por todo o mundo, mesmo com a vacinação avançado.
Em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, a situação não é diferente e relatos que chegaram até a reportagem do Alô Poços apontam para crescimento no número de casos na cidade, grande parte deles de reinfecção de adultos ou infecção de estudantes.
Em função de não ter conseguido a confirmação esperada, não divulgaremos nomes de unidades escolares ou instituições, mas, em uma escola municipal seriam 35 estudantes e 18 professores afastados das aulas por terem testado positivo e estarem em isolamento domiciliar. Em uma instituição, cerca de 10 funcionários também estão fazendo o tratamento em casa.
Outras informações que chegaram são de que, em algumas academias, por precaução, professores estariam desmarcando aulas por terem contraído o vírus e terem mantido contato com familiares que testaram positivo para Covid-19.
A reportagem do Alô Poços entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para saber se havia algum dado ou recomendação especial para este momento. De acordo com a Assessoria de Comunicação, todos os casos seguem sendo monitorados e o Painel Coronavírus está sendo atualizado diariamente, de segunda a sexta-feira, às 18h. (Veja, na imagem no alto da reportagem, a comparação entre os dois últimos painéis, o da última sexta-feira, 20, e o desta segunda-feira, 23, ou veja em https://pocosdecaldas.mg.gov.br/covid-19/.)
No Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas, de acordo com a Assessoria de Imprensa, são três casos de internações por Covid-19, sendo um caso em enfermaria (leito clínico), um em Centro de Terapia Intensiva (CTI) e uma mulher sendo acompanhada na Maternidade do hospital.
Especialistas também observam, em especial, as crianças, tanto em relação à Covid-19 quanto a estados gripais. Eles lembram que as crianças ficaram por dois anos dentro de casa, sem se exporem ou serem expostos para que o organismo criassem anticorpos. Assim, a recomendação aos pais ou responsáveis é atenção redobrada à saúde das crianças para evitar que casos simples, como uma gripe ou um resfriado, possam evoluir para quadros clínicos mais sérios.
As recomendações das autoridades em Saúde seguem sendo:
- Evitar aglomerações;
- Manter o uso de máscaras, principalmente no transporte público, unidades escolares e de Saúde;
- Manter o distanciamento social;
- Sempre higienizar as mãos com álcool 70% (líquido ou em gel) quando estiver pelas ruas cidade, ao entrar e sair de estabelecimentos comerciais;
- Higienizar mãos e rosto com água e sabão sempre que possível quando estiver em casa, em especial ao chegar da rua; e,
- Buscar pela dose da vacina, 1ª dose ou reforço, assim que estiver disponível para sua faixa etária.