Na semana passada foi realizada no Centro de Referência em Cuidado Transespecíficos (Ambulatório Trans), uma roda de conversa intitulada “Transcender”, com o propósito de promover visibilidade à pessoa Trans.
Na oportunidade, foram discutidos, temas relacionados a transexualidade como: política nacional de saúde integral da comunidade LGBTQIA+ e Ambulatório Trans, preconceito, estigmas, violência, direitos, além de apresentar os profissionais integrantes da equipe.
Durante o encontro também os profissionais que atuam no Ambulatório realizaram apresentações musicais, como explica o enfermeiro da instituição, Francisco Leandro. “Uma vez que a música faz com que se dê um fundamento para a discussão com a comunidade. A música ‘Comida dos Titãs’ foi eleita para ser apresentada, pois é um modo de se pensar de fato o que queremos.”
Os encontros ocorrerão mensalmente, sempre na segunda-feira e na quarta-feira, para acolher o público em geral. O ambulatório funciona de segunda a sexta-feira das 11h às 17h, e fica localizado na na Rua Araguaia, nº 259 – JD. dos Estados. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3722-6723.
Também participaram da ocasião o Psicólogo Giuliano D’Onofrio; o Assistente Social Vinicius de Souza; a Nutricionista Ana Cristina; pessoas trans e seus familiares.
Ambulatório
O Ambulatório Trans começou suas atividades no mês de fevereiro e conta com uma multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social, médico, educador físico, enfermeiro, nutricionista e estagiário de psicologia.
A Secretaria Municipal de Saúde segue estruturando um protocolo de atendimento específico para essa população. O protocolo prevê o fluxo de atendimento da pessoa transsexual nos equipamentos de saúde já existentes, bem como a criação de um ambulatório no novo serviço de referência que promova cuidados especializados, como hormonização, psicoterapia e promova a capacitação dos diversos setores parceiros da rede.
*informações Secom Prefeitura