Câmara de Vereadores tem 10 dias corridos para enviar o Projeto de Lei Complementar para a sanção do prefeito. Gratuidade valerá apenas para os ônibus do transporte municipal.
A Prefeitura de Ibirité, na Grande BH, aprovou, nesta segunda-feira (12), em segundo turno, o projeto de lei “Tarifa Zero”, que torna gratuito o serviço de transporte público municipal.
Agora, a Câmara de Vereadores tem 10 dias corridos para enviar o projeto de lei complementar, de autoria do executivo, para a sanção do prefeito William Parreira (PTC).
De acordo com o município, a gratuidade valerá apenas para os ônibus que circulam na cidade, sem incluir o transporte intermunicipal, e, caso seja aprovada, não haverá redução no quadro de horários.
A estimativa realizada pela Ibiritrans, empresa responsável por gerenciar o trânsito no município, é que sejam rodados por mês 150 mil quilômetros, com pagamento de cerca de R$ 5 por km, totalizando um valor aproximado de R$ 800 mil mensais pagos à empresa.
Os recursos para viabilizar o projeto virão, entre outras fontes, da economia com o pagamento de vale-transporte aos servidores públicos do município e da redução da frota própria, que faz o transporte de alunos da rede municipal de educação.
A prefeitura informou que o intuito da lei é “melhorar a qualidade do transporte público como um todo”.