Por Luis Fernando Modesto –
Sabendo que manter hábitos saudáveis é necessário em qualquer fase da vida, hoje falaremos da importância do exercício físico na infância, quando é adquirido o prazer pela atividade física, saúde e bem estar.
Desenvolvimento cerebral, coordenação motora, melhora na postura, controle de peso corporal e qualidade de sono, além de ajudar na melhora da concentração, autoestima e interação social, estão entre os grandes benefícios de se começar a atividade física na infância e muitos desses benefícios são adquiridos nessa faixa etária, e caso não sejam, será mais difícil na fase adulta.
Dados do Ministério da Saúde indicam que uma a cada três crianças está com sobrepeso, o que aumentam as chances de diabetes, doenças respiratórias e cardíacas, por exemplo. Por isso a necessidade de incentivarmos nossas crianças desde cedo.
O exercício físico na infância, de forma orientada, trará inúmeros benefícios ao corpo e à mente, muito além da tão desejada estética. Incentivem, brinquem com seus filhos e netos, leve-os a parques, aulas de diversas modalidades que, com certeza, irão gostar e se interessar por pelo menos uma.
O presente e o futuro das crianças podem e devem ser melhorados desde cedo. Crianças ativas são muito mais saudáveis e, com certeza, serão adultos com menor tendência ao sedentarismo, também.
As chances dos pequenos se tornarem adultos apaixonados ou interessados pelo esporte, qualidade de vida e hábitos saudáveis são enormes, então, quanto antes começarem, melhor.