Por Tiago Monteiro Tavares –
A reunião
Nos bastidores políticos de Poços de Caldas uma reunião ocorrida há cerca de um mês chama a atenção de quem acompanha o cenário político local. Isso porque o encontro de políticos tradicionais da cidade foi tratado com a máxima discrição, uma reunião quase secreta. O objetivo do encontro: fazer uma avaliação do cenário político e buscar entendimento para uma possível articulação de chapa para deputados estadual e federal, unindo o grupo político mais tradicional da cidade.
Os presentes
Segundo fontes ouvidas pela Coluna, a reunião aconteceu na casa do ex-candidato a prefeito, Eduardo Junqueira, e contou com a participação do secretário de governo de Poços, Celso Donato, do prefeito Sérgio Azevedo, do vice-prefeito Júlio César, do secretário de Saúde Dr. Carlos Mosconi e do ex-prefeito e ex-deputado federal Geraldo Thadeu.
Antiga aliança
O grupo faz contas e avaliações políticas de quais nomes teriam mais chances de saírem vitoriosos das urnas. A grande articulação seria reviver a antiga aliança que deu a vitória aos então candidatos a deputado estadual, Dr. Carlos Mosconi, e federal, Geraldo Thadeu.
Entraves
Não bastasse as desavenças políticas entre o Dr. Mosconi e Geraldo Thadeu, que levaram ambos a perder as últimas eleições que disputaram, há outros entraves a serem vencidos para que a antiga aliança seja revivida. O primeiro é o ego inflado de todos eles, o segundo a resistência por parte de familiares de Mosconi, que não querem vê-lo mais candidato.
Última opção
A dobradinha Mosconi e Geraldo Thadeu é a última opção do grupo, que pretende reunir novos nomes na composição. Contudo, caso os demais nomes não decolem nas pesquisas, a antiga dobradinha seria a opção para que Poços não fique sem representantes. Será?
Aumento do funcionalismo
Os servidores públicos municipais terão um reajuste de 5,3% nos salários. A Câmara Municipal aprovou, na terça (23) o projeto. O auxílio alimentação também foi reajustado, vai para R$ 530. Cabe lembrar que o reajuste é metade da inflação acumulada nos últimos 12 meses, 10,7%. Será que a medida agrada aos servidores? E aos contribuintes?
Transparência
Foi aprovado pela Câmara Municipal um importante projeto que amplia a transparência na administração pública municipal. De autoria do vereador Marcelo Heitor, presidente da Câmara, o projeto prevê a divulgação da remuneração e subsídios recebidos por ocupantes de cargo, função ou emprego público e dos contratados temporariamente pelo Município de Poços de Caldas. O projeto segue para sanção do prefeito Sérgio Azevedo.