Convenções
Dada a largada ontem, 20, para o período de Convenções Partidárias, algumas já aconteceram e outras tem data certa em Minas. O Patriota realizou a sua no primeiro dia, referendando 78 candidaturas a deputado estadual e 55 a federal. O PL também referendou ontem a candidatura da Carlos Viana ao Governo de Minas; O PSTU deve definir hoje, 21, Vanesa Portugal ao Governo; O Partido Novo realiza no Sábado, 23, sua Convenção em Belo Horizonte para reeleição do governador Romeu Zema; O PSD realizará a sua no Domingo, 24, com Alexandre Kalil para o Governo de Minas. Só o PSDB ainda não definiu a data. As Convenções podem ocorrer até o dia 05/08.
MPE entra em campo
O Ministério Público Eleitoral de MG pediu a anulação de votos e descontinuação dos mandatos dos eleitos pela chapa do Avante em 2018. Segundo o órgão, o partido cometeu ilegalidade ao inscrever a chapa. Na ocasião, o Avante inscreveu 56 homens e 24 mulheres para deputado federal e 68 homens e apenas 11 mulheres para deputado estadual, descumprindo o percentual mínimo de 30%.
As mulheres
O Avante substituiu candidatos, inscrevendo mais 17 mulheres. A questão é que o MPE alega que eram candidaturas “laranja”, pois não fizeram nenhum tipo de campanha e nem movimentaram recursos.
Incertezas
Cinco federais podem perder o mandato e complicar a situação dos candidatos do partido. São eles: André Janones, pré-candidato à Presidência; Luis Tibé e Greyce Elias; e dos deputados estaduais de Minas Fábio Avelar de Oliveira e João Bosco, atualmente no Cidadania. O caso deve ser julgado em 03/08 e pode complicar a chapa atual do Avante. Em Poços, é pré -candidata a federal pelo partido Yula Merola.
Candidaturas locais
A Coluna adiantou que o MPE está com algumas denúncias de propaganda eleitoral antecipada em mãos para serem analisadas. Candidaturas locais podem ter uma “surpresa” nada positiva antes mesmo da campanha começar oficialmente. Pior ainda, podem colocar o “bloco na Rua” e no meio do caminho sofrerem um revés. Cenário bem complicado de ser revertido em tão pouco tempo. Aguardemos!
Escolha difícil…
A escolha do partido certo para conseguir a vitória nas urnas é sempre algo difícil. Aqueles que já estão inseridos na estrutura partidária tendem a possuir uma vantagem. Contudo, a nominata de candidatos é o grande fator decisivo. Em “chapinha” ou “chapona” , os cálculos são essenciais.
… e errada!
Apesar de ter diversos partidos na mão e estar presidente de um tradicional, um candidato local pode ter feito a escolha mais difícil, ou seja, ter trocado de legenda para ter chances reais e, depois da dança das cadeiras, descobrir que seria mais competitivo no antigo.
Perde muito
Além de não poder voltar, perdeu os colegas da antiga legenda. Agora, já perde o sono com a decisão errada que, ainda, não observou que tomou, mas que já lhe tira o sono.
Formados em Liderança Política
Na semana passada, o RenovaBR, hoje maior escola de formação política do país, fez a formatura de sua turma 2022 no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Poços de Caldas esteve representada, formando dois pré-candidatos a deputado federal, André Vilas Boas (Novo) e Yula Merola (Avante).