Governador Zema
O Governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) estará em Poços no final de semana. Ele chega na sexta-feira, 08, cumprirá agendas políticas na cidade durante o dia e, à noite, será o convidado de honra para um jantar para empresários e apoiadores do Novo, que acontecerá no Restaurante La Farm, a partir das 19h, onde estará acompanhado do pré-candidato a deputado federal pelo partido, André Vilas Boas. No sábado, Zema fica por conta do encontro regional do Novo, onde deve ser o palestrante do evento após o almoço.
“Ciumeira”
A notícia da vinda do governador chegou gerando ciúmes em alguns políticos. Segundo relatos de bastidores, teve gente de “mimimi” na ‘Casa Amarela’. Para não deixar de ser cordial, Zema “esticou” sua permanência na cidade para não deixar de prestigiar a turma que, oficialmente, estarão com Kalil adversário de Zema, além de apoiarem Lula presidente.
Vergonha na Globo
O ‘teste’ realizado na segunda-feira, 05, na Área de Transbordo do lixo de Poços de Caldas foi uma vergonha. Além da “área” ser apenas um local de transferência de lixo de um caminhão para outro, o teste feito pela Prefeitura foi “transmitido” pela Rede Globo. As imagens com o lixo caindo para fora dos caminhões e a necessidade de uma retro escavadeira para juntar os rejeitos e recolocá-los no outro caminhão viralizaram nas redes sociais. Mais uma piada pronta da “melhor gestão do Brasil”.
O carioca
Um carioca que veio se encostar nas Minas Gerais, mais precisamente na maravilhosa Poços de Caldas, está se achando o “dono do pedaço”, a exemplo dos já ultrapassados coronéis que dominavam essas terras décadas atrás e que, hoje, mau conseguem manter seus nomes limpos. Crê que não precisa prestar contas a ninguém e nem dar nenhuma explicação, mesmo administrando o que não é seu. Sobe o tom e se acha insubstituível. Mal sabe o malandro que sua batata está assando e não demorará para ser escaldado nas águas sulfurosas. Elas são boas para curar as feridas, que tem tudo para serem bem expostas.
CPI da Saúde
A CPI da Saúde na Câmara Municipal voltou a se reunir ontem, 05, para deliberações. Foram aprovados os requerimentos sobre a compra e a utilização de respiradores mecânicos, as escalas de plantão, e chaves do sistema da saúde, conforme a Coluna antecipou com exclusividade na semana passada.
Brancos e ilegíveis
Os mais de 250 mil arquivos que somam mais de 120 GB recebidos pela CPI vieram com mais uma surpresinha do Executivo. Parte dos documentos está em branco e muitos arquivos estão ilegíveis. Todos os membros do colegiado se manifestam na sessão cobrando respeito e novas informações da Prefeitura.
Nany People
Novamente a questão do direito ao nome social em documentos para população LGBTQIA+ foi debatida no Plenário da Câmara Municipal por quase uma hora. A questão voltou à tona durante votação de Moção (87/22), de solidariedade à atriz Poços-Caldense Nany People, que se manifestou em suas redes sociais sugerindo que os vereadores reavaliassem a posição contrária ao PL que propunha o acesso ao nome social, reprovado pela Câmara na semana passada.
Defesa da constitucionalidade
Os vereadores se dividiram no debate e até o controle de constitucionalidade foi evocado como forma de explicar o voto. O vereador Claudiney Marques (PSDB) bem colocou que a questão já é regulamentada por lei federal e que o texto era restritivo, ou seja, reduz o que já é direito consolidado da população LGBTQIA+ e não cabe à Câmara legislar sobre a questão. A posição do vereador gerou debate. Tem razão, a Câmara deve e necessita fazer um controle prévio de constitucionalidade para que os frutos do trabalho do Legislativo não sejam questionados judicialmente ou virem ‘letra morta’ gastando tempo e recursos públicos que poderiam ser investidos onde é preciso.
Federal
O Poços-Caldense Rafael Cândido (Solidariedade) faz o lançamento de sua pré-candidatura a deputado federal nesta quinta (07), às 19h30, no Espaço Cristal da Galeria Ampliart na Rua Paraná, 487, bairro dos Funcionários. Empreendedor e comunicador, ele tem 31 anos e ficou nacionalmente conhecido como humorista do programa Pânico, além de outros trabalhos artísticos na TV. Rafael trava uma luta pessoal contra a obesidade, emagreceu mais de 130 Kg sem cirurgia e passou a ministrar palestras sobre o tema, tornando-se uma liderança nesse segmento que só cresce no Brasil. É defensor das pautas da saúde, aposentados, mulheres, artistas, comunidade LGBTQIA+ e outras demandas sociais.