Candidato governista
A eleição ainda nem acabou e o candidato a deputado estadual e atual presidente da Câmara, Marcelo Heitor (PSC), ainda tem mais quase 100 dias de mandato à frente da Câmara Municipal. Contudo, pelos lados da “Casa Amarela” já foi definido quem terá o apoio do prefeito para a disputa à presidência do Legislativo. Trata-se do vereador Claudiney Marques, do seu partido, o PSDB.
Como assim?
Nos bastidores do Legislativo, ontem (20), esse era o assunto principal. Uma das ponderações quanto a escolha do prefeito foi com relação aos mais antigos e próximos aliados, atuais líder e vice-líder, terem sido preteridos.
Independência…
Enquanto isso cresce entre os vereadores a necessidade de ver o Legislativo mais independente em relação a “Casa Amarela” em final de gestão. Atual primeiro-secretário da Câmara, o vereador Douglas Dofu (União Brasil) surge como uma alternativa viável à presidência.
..ou morte
Na leitura de alguns parlamentares, ele teria protagonismo no comando da Câmara frente aos devaneios, imposições e falta de diálogo e traquejo por parte da “Casa Amarela”. Postura necessária para que os atuais vereadores não fiquem à míngua nas eleições de 2024.
Cruz e espada
Após a eleição, a Câmara terá de se esforçar para que a CPI da Saúde apresente algum resultado e a Casa não termine desmoralizada com a investigação. Esse fato e as rusgas atuais entre prefeito e alguns vereadores, em especial os disputam eleições no dia 02 de outubro, vai pesar na escolha do próximo presidente.
Moeda de troca?
Na sessão de ontem (20), foi aprovado para inclusão na pauta da próxima semana o que será uma das moedas de troca pelo apoio ao candidato governista: a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Convocação
A CPI da Saúde aprovou, ontem (20), a convocação do médico Dr. Antônio José dos Reis Neto a prestar depoimento no colegiado na próxima terça-feira (27). Alguns fatos levaram à convocação do médico, entre eles a realização de 73 consultas ginecológicas em um único dia, fato que, segundo documentos recebidos pela CPI, se repetem em outras ocasiões. Em outros dias o número de consultas não chegava a metade. Outros pontos são analisados pela CPI, mas terão de aguardar a oitiva do médico.
Amigo promotor
O Programa “Amigo Promotor”, apresentado pelo promotor de Justiça Dr. Glaucir Antunes Modesto, na Rádio Stúdio FM, na zona Sul, terá um debate esperado e imperdível amanhã (22), às 10h30. Primeiro o entrevistado será o vereador e candidato a deputado estadual Marcelo Heitor (PSC). Depois, será a a vez dos candidatos e adversários a deputado federal, André Vilas Boas (Novo) e Celso Donato (PSD).
Eleições 2022
Chamou a atenção nos bastidores políticos sulfurosos, ofício encaminhado pela subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Poços, para a Câmara Municipal. No documento, a OAB sugere uma parceria para realização de um evento acerca das Eleições 2022, visando debater as principais alterações e questões que possam ser elucidadas para o eleitor e para os candidatos.
Perderam o prazo
O estranho é que faltam 11 dias para as eleições e o documento é datado de 09 de setembro, mas só protocolado na segunda (19), sem sugestões sobre como seria a parceria, que dia e como o evento aconteceria. Os comentários nos bastidores eram de que: “Perderam o prazo”! No mesmo documento, a 25ª Subseção da OAB/MG informou que criou uma Comissão de Direito Eleitoral, que “visa contribuir com essa Casa [Câmara] no que couber”.
Debate na ACIA
A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIA) de Poços de Caldas realizou ontem (20), debate entre os candidatos de Poços a deputado Federal. Na avaliação de um antigo comerciante da cidade: “Não senti que as nossas pautas sejam prioridade de nenhum. Talvez por saberem que possuem poucas chances,” frisou. Triste ouvir um comentário como esse!