CPI da Saúde
Os vereadores que compõe a CPI da Saúde na Câmara Municipal se reuniram ontem, 1°/08, para tratar sobre a análise de documentos juntos com as assessorias e, assim, montar o escopo para o termo de referência para contratação da empresa que irá auxiliar os vereadores na CPI. Passo importante para uma avaliação isenta dos 21 mil arquivos encaminhados pela Prefeitura.
Situação caótica
A situação caótica da falta de leitos hospitalares em Poços será o tema da convocação pela Câmara, do secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Mosconi (PSDB). A oitiva acontecerá na tarde de hoje, 02, prevista para começar às 18h e será transmitida pelo Canal da Câmara no YouTube. A autoria da convocação é dos vereadores Lucas Arruda e Tiago Braz, ambos da Rede Sustentabilidade.
Quem merece solidariedade?
Em meio a inúmeras denúncias envolvendo a saúde pública em Poços; os trabalhos da CPI da Saúde; as mazelas na Santa Casa onde falta tudo, filas de pacientes internados em salas de espera da UPA e HMM; filas enormes para cirurgias eletivas e tantos outros problemas, os líderes do prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), vereadores Flavinho (PSDB) e Paulista (União), além de Claudiney Marques (PSDB) e Pastor Roberto (Republicanos), apresentaram uma Moção de Solidariedade ao Dr. Carlos Mosconi, a ser votada hoje (02).
Circo
Isso porque o vereador Tiago Braz (Rede) disse na sessão antes do recesso de que o velho cacique político era incompetente e deveria realmente pedir pra sair da Secretaria Municipal de Saúde, como já ameaçou até que o prefeito lhe pediu que continuasse. Um verdadeiro ‘circo’ em um momento de graves denúncias envolvendo a saúde.
Contradição
Em suas últimas falas na Câmara, o vereador pastor Roberto chegou a pedir a saída de Mosconi da Secretaria de Saúde. Ele afirmou ainda, na ocasião, que a CPI da Saúde terminará em pizza, pois não retiraram quem está à frente da Secretaria de Saúde (Mosconi). Não é que, novamente, o pastor fala uma coisa e faz outra? É um dos autores da “Moção de Solidariedade” a Mosconi. Veja o vídeo:
Constrangimento
A situação será, no mínimo, constrangedora. Mosconi estará presente como convocado para explicar a falta de leitos e a oposição está organizando um protesto onde convoca a população a repudiar o ato. Um erro político grotesco de algum “puxa saco” que poderá ter consequências vergonhosas para Câmara, para o Executivo e para o próprio Dr. Mosconi. Já pensou conceder uma Moção de Solidariedade e depois a CPI apresenta algo contra o gestor? E se a Moção for reprovada pela maioria dos vereadores, onde seis dos 15 vereadores são pré-candidatos em outubro? Perderam a cabeça antes de perder o jogo!
Troca de candidatos
A troca de candidatos no MDB deu o que falar nos bastidores políticos sulfurosos. A candidatura a deputado estadual do empresário e cafeicultor Silvio Ferreira pelo vereador Silvio Assis, o Silvio Veio, pegou muita gente de surpresa.
Mandamento divino
À Coluna, Silvio Assis disse que na semana passada surgiu o convite. Ele relutou, mas buscou a palavra de Deus e obteve a resposta que precisava para aceitar o desafio. Já em Belo Horizonte para Convenção do partido, voltou a ir à igreja e a mesma palavra foi pregada lá. Para ele, era a confirmação de que precisava para aceitar o desafio. “Muitos vão dizer que fiquei louco, mas para Deus nada é impossível”, defendeu.
A polêmica da máscara
O Conselho Regional de Saúde de Minas Gerais encaminhou ofício (4912/2022) à Câmara Municipal solicitando as imagem da apresentação da médica Andrea Almeida Magalhães, que em 06/04/21, foi convidada a explanar na Câmara sobre a Covid-19. Na ocasião, ela defendeu que o uso de máscara não protegia a população. O assunto rendeu diversas polêmicas e, agora, o CRM vai avaliar a conduta da médica.