Farra das diárias
O Alô Poços publicou ontem, 27, com exclusividade, levantamento sobre os gastos da Prefeitura com o pagamento de diárias para agentes políticos e servidores comissionados e efetivos. No primeiro semestre deste ano, foram R$ 151.990,00 do dinheiro do contribuinte gastos na “Farra das Diárias”. Somente nos últimos 50 dias, foram R$ 71.640,00 em diárias. Haja dinheiro público para ser torrado nas andanças da “Comitiva Sulfurosa”!
Queimando a largada
A corrida eleitoral está mais acirrada do que nunca nos bastidores da política Poços-Caldense. A aposta principal é de que alguns pré-candidatos podem acabar “queimando a largada”. Isso porque muitos estão participando de eventos públicos e promovendo suas postagens nas redes sociais. O que não faltará é adversário de olho para pegar qualquer ação que possa configurar propaganda eleitoral antecipada. A batalha pelo voto será, inevitavelmente, uma batalha jurídica entre as principais candidaturas.
Federais na berlinda
A situação é mais complexa entre os pré-candidatos a deputado federal. Segundo uma fonte que entende de direito eleitoral, vários desses pré-candidatos estão extrapolando o que é permitido pela Lei Eleitoral. Um adversário já está com tudo catalogado e fotografado e pretende acionar o TRE-MG que, pelo jeito, terá muitas demandas!
Estratégia Tucana
Os chamados “cabeças brancas” – que dominam o diretório municipal do PSDB e apóiam o secretário de saúde Dr. Carlos Mosconi – marcaram para a noite de quinta-feira, 30, às 19h, no Hotel Nacional, reunião do diretório municipal para que o presidente interino, Nilton Junqueira, possa esclarecer a turma sobre os andamentos do pleito eleitoral de outubro e discutir o apoio ao candidato do grupo a deputado estadual, vereador Flávio Togni de Lima e Silva.
Preparando o terreno
O racha entre o tucanato promete acirrar nos próximos dias. Nos bastidores, é aguardado para a reunião o lançamento da campanha de Flávio. Dr. Mosconi deve participar da reunião e sentir o clima interno de apoio ao seu pupilo. A estratégia tucana é cobrar o apoio do prefeito Sérgio Azevedo e de seu candidato a deputado federal, Celso Donato (PSD).
“Estrangulamento” dos adversários I
Segundo um membro da Executiva municipal do partido, os tucanos querem alçar vôos mais altos e, mesmo sabendo que a eleição do seu pré-candidato a estadual não será fácil e que haverá um racha no partido, querem ‘cortar’ as asas do vice-prefeito, Tio Júlio (União Brasil), que avaliam estar se fortalecendo para a sucessão de Sérgio Azevedo em 2024.
“Estrangulamento” dos adversários II
O estrangulamento dos adversários diretos também está no radar dos “Cabeças Brancas”. Com o apoio “forçado” da Prefeitura, pretendem impedir qualquer “dobradinha” do pré-candidato a federal, Celso Donato (PSD), com os pré-candidatos a deputado estadual Marcelo Heitor (PSC), presidente da Câmara, e da vereadora Dra. Regina Cioffi (PP).
Dinheiro público
Assessores que ocupam cargos comissionados na Prefeitura estão “dedicados” a trabalhos e atividades de pré-campanha de futuros candidatos. Claro, continuam recebendo recursos públicos para, “teoricamente,” desenvolverem o trabalho para o qual foram nomeados. Acontece que não é bem isso o que estão fazendo. Basta ver postagens e reuniões que estão promovendo no horário do expediente. A queda promete ser feia!
Reestruturação da Câmara
- O projeto que altera a estrutura do Legislativo Poços-Caldense deve ser aprovado hoje, 28, pelos vereadores. Há mudanças nas atribuições dos assessores e também altera a quantidade, que deve passar de 1 para 2 assessores. Este Colunista trabalhou por 16 anos no Legislativo Federal e Distrital e pode afirmar que é impossível fazer um trabalho de excelência com apenas um assessor. O custo mais baixo com apenas um assessor não atende as necessidades e demandas da população de uma cidade com mais de 170 mil habitantes.