Por Tiago Monteiro Tavares –
O retorno
O retorno dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Poços de Caldas, ontem (8), contou com uma grande platéia da Prefeitura para assegurar salvas de palmas ao prefeito, Sérgio Azevedo (PSDB), que explanou sobre as conquistas do seu mandato e as prioridades para 2022. O trabalho na Saúde, os investimentos em asfalto, as melhorias nos bairros com a construção de praças e espaços de lazer, a criação de empregos e atração de novas indústrias e o “Poços 100% LED” foram os grandes destaques.
Se Deus quiser
Chamou a atenção dos presentes quatro frases do chefe do Poder Executivo que repercutiram nos corredores da Câmara: “Se Deus quiser vamos conseguir fazer tudo até o final do mandato”; “Não faço promessas, determino metas”; “Ninguém é perfeito” e, para encerrar seu discurso: “O único lugar que sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”.
Rateio do Fundeb
Foi uma novela a aprovação do rateio das sobras do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) para os profissionais da educação. Após polêmica aprovação e derrota governista na CCJ, uma longa discussão em Plenário sobre a constitucionalidade da matéria foi feita. Um erro no texto quase deixou o pessoal administrativo das escolas de fora, mas foi corrigida por emenda de Plenário, incluindo esses profissionais de apoio, conforme última atualização da legislação vigente. Acabou aprovado por 13 votos favoráveis e 1 contrário, do vereador Flavinho Lima e Silva (PSDB), líder do governo na Casa.
111 requerimentos
Em uma semana, a Câmara Municipal contabilizou 111 Requerimentos apresentados pelos nobres vereadores. Muitas deles repetidos, como o dos votos de congratulações ao Guarda Municipal que salvou duas vítimas de acidente no Córrego das Antas, na semana passada; alguns questionamentos sobre o “Totem da Discórdia” para contagem regressiva dos 150 anos de Poços; o pagamento retroativo do 13º salário ao senhor prefeito e secretários; e sobre a situação calamitosa do Cemitério Parque, denunciada pelo Alô Poços na segunda-feira (07).
Plano Diretor
Após a polêmica da aprovação da revisão do Plano Diretor, antes do recesso parlamentar, também foi objeto de Requerimento apresentado pela vereadora Dra. Regina Cioffi (PP). Ela já cobrou formalmente o Executivo sobre a prometida contratação de estudos técnicos especializados para elaboração do novo Plano Diretor.
Subsídio para Circullare
O vereador Douglas Dofu (DEM) apresentou Requerimento de Informações sobre a destinação do recurso que seria usado para o pagamento do subsídio de R$ 2,4 milhões para a tarifa do transporte público coletivo. Dofu abriu a fila dos que foram contrários as eternas prorrogações emergenciais do contrato com a empresa e a consequente reprovação do subsídio.
Apenas um
Entre os 111 Requerimentos, apenas um apresenta votos de congratulações à Prefeitura Municipal, em especial à Secretaria de Comunicação Social, pelo novo site “Descomplica Poços”. O autor foi o vereador Wellington Guimarães, o Paulista (DEM).
Vale merenda
O vereador Kleber Silva (Novo) também apresentou Requerimento de informações sobre a distribuição do Vale Merenda. Ele vem denunciando que muitas famílias não receberam o benefício, situação confirmada pelo Alô Poços desmentindo afirmação anterior da Secretaria de Educação.