Por Tiago Monteiro Tavares –
Tensão e apreensão
A reunião quase secreta do grupo político ligado à atual administração, que esta Coluna revelou ontem com exclusividade, foi marcada pelo clima de tensão e pela ausência de alguns dos convidados. A repercussão da informação sobre a reunião movimentou os bastidores da política poços-caldense e provocou uma verdadeira ‘caça às bruxas’ para saber como a informação havia sido vazada para imprensa. Muitos reclamaram do vazamento durante a reunião, mas o anfitrião e articulador do grupo, Dr. Carlos Mosconi (PSDB), disse que não vê problema na divulgação e que tudo deve ser feito de forma transparente.
Ausências
As ausências do presidente da Câmara Municipal, Marcelo Heitor (PSC), e do ex-prefeito e ex-deputado Geraldo Thadeu (Republicanos), chamaram a atenção do grupo. Marcelo enviou o presidente do PSC em Poços, Wanderlei Monteiro. Já Geraldo não teve representantes na reunião.
União e ‘Lero Lero’
A reunião acabou com mais do mesmo, sem que se conseguisse avançar nas negociações. Os acordos previstos com a distribuição de cargos no primeiro escalão não avançaram, pois o vazamento da informação provocou apreensão com relação as nomeações. O discurso predominante é de que os “Candidatos de Poços” precisam estar unidos para conseguir eleger um deputado estadual e um federal.
Super ego
Dentre os presentes, a sensação é de que o ‘super ego’ dos pré-candidatos favoritos pode atrapalhar qualquer tentativa de união do grupo entorno das candidaturas ligadas à administração municipal. A grande disputa está entre os próprios governistas, que cobram apoio do grupo que ajudou a reeleger o primeiro prefeito da cidade, Sérgio Azevedo (PSDB).
Luz amarela ou vermelha?
Conforme esta Coluna revelou, o nome da presidente do PL em Poços, Tereza Navarro, que não foi convidada para a reunião, também foi lembrado pelo grupo. Na avaliação de alguns dos presentes, ela como presidente do partido do presidente Jair Bolsonaro na cidade precisa ser incluída no grupo dos “Candidatos de Poços”. Pelo jeito acendeu a ‘luz amarela’ ou seria ‘vermelha’?
Cargos e bastidores
Nos bastidores, comenta-se que alguns acordos estariam fechados, mas com o vazamento da reunião não foi possível entrar nesse assunto. De acordo com fontes ouvidas pela Coluna, a vereadora Dra. Regina Cioffi (PP) ficaria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o ex-vereador e presidente do Democratas, Tiaguinho Cavelagna, voltaria para a Secretaria de Planejamento e o ex-prefeito e ex-deputado Geraldo Thadeu ficaria com uma diretoria no DME. Contudo, com a luz sobre a negociação, esses acordos podem não vingar.
Republicanos
Ontem (02), também ocorreu a reunião do Diretório Municipal do Republicanos, no Palace Hotel. A reunião havia sido marcada para às 19h para que o pré-candidato a deputado federal Geraldo Thadeu pudesse participar e, caso a reunião com o grupo da Prefeitura tivesse alguma definição, pudesse leva-la para referendar no diretório do Republicanos. Não saiu como o planejado! Geraldo acabou participando por vídeo conferência, alegando que estava em Brasília.
Pré-candidatos
Os nomes do deputado estadual Mauro Tramonte e de Geraldo Thadeu foram aprovados como pré-candidatos a estadual e federal, respectivamente. O Republicanos, ligado à Igreja Universal, vê a possibilidade de uma boa aliança com os dois encabeçando a chapa.