Manutenção de direitos
A Audiência Pública para debater o projeto que altera o regime jurídico dos servidores municipais de seletistas para estatutários ocorreu ontem, 09, na Câmara Municipal. Longa, a audiência teve como foco a garantia da transparência no processo e os direitos adquiridos dos cerca de 6.500 servidores da ativa.
Incongruências
Em conversa com alguns vereadores, é possível identificar que os parlamentares vêem algumas incongruências no texto apresentado pelo Executivo. Assim, é de se esperar que o projeto receba diversas emendas, que exigirão muito esforço da Prefeitura para que o projeto seja aprovado.
Impactos eleitorais
Na avaliação dos parlamentares, quanto mais tempo demorar para que o projeto chegue ao Plenário, menor serão as chances de aprovação, haja vista a proximidade das eleições. Soma-se a isso a falta de profissionais na saúde e educação e a pressão para as contratações temporárias. O cenário de greve das forças de segurança e de professores do estado também são fatores a serem considerados. Uma greve local teria impactos diretos nas candidaturas apoiadas pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB).
Desistência e articulação
O presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou a desistência de sua pré-candidatura à Presidência da República. Pacheco era uma das apostas da terceira via, mas o cenário eleitoral mudou. Agora, o foco é que ele seja o grande articulador das pautas prioritárias dos partidos de centro-direita e o grande interlocutor do PSD nas eleições em Minas. A tendência é de união entre Pacheco, o agora senador Alexandre Silveira (PSD-MG) e o prefeito de BH e pré-candidato ao governo de Minas, Alexandre Kalil (PSD-MG).
Obras de excelência
Tem chamado a atenção nos bastidores políticos a qualidade de algumas obras que foram ou estão sendo realizadas em Poços. De dezembro até ontem,09, houve dois casos de veículos pesados, um ônibus da Circullare e um caminhão de lixo, que ficaram presos no asfalto depois do mesmo ceder por problemas em adutoras e obras do DMAE. Na semana passada, a interdição da Avenida Monsenhor Alderige, no Jardim Country Clube também envolveu uma obra do DMAE, que vive momento de pressão política e denúncias de desvio de recursos.
Trocas minuciosas
Restando 25 dias para o fechamento da janela partidária para troca de partidos, a substituição de secretários e servidores que devem se desincompatibilizar dos cargos para disputar as eleições é tratada a sete chaves na ‘Casa Amarela’. Tem gente cantando vitória e se preparando para nova missão no Executivo local.