Por Tiago Monteiro Tavares –
Veteranos do RenovaBR
Começa hoje, em São Paulo, o encontro de lideranças do RenovaBR, principal escola de formação política de lideranças do Brasil. De hoje até sábado é dedicado aos veteranos, vereadores, deputados e prefeitos que já possuem mandato e foram alunos do RenoBR entre os anos de 2017/18/19 e 2020. De Poços de Caldas, apenas o vereador Douglas Dofu (DEM) participa dessa etapa.
Números impactantes
Fundada em 2017, a escola tem quase 2.000 alunos formados, sendo 133 alunos em sua primeira turma. Desse total, 17 foram eleitos para o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas em 2018. Em 2019 e 2020, o RenovaBR ampliou seu impacto e formou 1.820 pessoas comuns de todos os estados do Brasil e, nas eleições de 2020, 154 alunos foram eleitos para prefeituras.
Os poços-caldenses
No domingo (12), será o encontro entre os veteranos e a nova turma com mais 150 alunos que já foram aprovados em processo seletivo e disputarão as eleições de 2022. A partir de segunda, inicia-se a nova turma. Nessa, há dois nomes da política poços-caldense, o pré-candidato a deputado federal, André Vilas Boas (Novo), e Yula Merola (Avante).
Sucessor natural I
Primeiro prefeito reeleito da história de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo (PSDB) seria o sucessor natural para a vaga de deputado federal. Para isso, ele teria que se desincompatibilizar do cargo até abril, o que o obrigaria a não participar dos festejos de 150 anos da cidade como prefeito. Ele prefere estar à frente das comemorações, que atualmente é a sua ‘menina dos olhos’ e seguir com seus mais três anos de mandato. É exatamente essa escolha que tem embaralhado o cenário político local.
Sucessor natural II
Uma vez que o prefeito não deseja participar das eleições de 2022, seu sucessor natural é o secretário de Governo, Celso Donato, atual presidente do PSDB em Poços. Administrador de formação, Celso já foi assessor de deputados mineiros e conhece bem a região, onde fazia campanha outrora para seus assessorados. A aposta é que com o apoio da administração local e o conhecimento e entrada na região o tornem um candidato viável para federal. Dentro do grupo, o apoio ao nome de Celso já praticamente consenso.
Falta o estadual
Resta definir quem será o estadual do grupo. Há vários no páreo: o vice-Tio Júlio (DEM), o presidente da Câmara, Marcelo Heitor (PSC), a vereadora Dra. Regina Cioffi Batagini (PP) e o líder do governo na Câmara, Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB).
Condenados na Maria da Penha
Foi publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (09), a Lei nº 9.525/21, que veda a nomeação para cargos em comissão e função de confiança de pessoas que tenham sido condenadas com fundamento na Lei Federal nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha). A nova lei é da autoria dos vereadores: Dra. Regina Maria Cioffi Batagini (PP), Claudiney Donizetti Marques (PSDB) e Ricardo Sabino dos Santos (PSDB). “Uma forma ética de pessoas que tenham sido condenadas não possam ocupar cargos públicos, mais um instrumento para coibir esse abuso da violência contar a mulher”, defende Dr. Regina.
Acúmulo de férias I
Uma segunda norma relevante e também publicada no Diário Oficial de hoje é a Lei nº 9.523/21, que institui mecanismos de transparência, garantia da impessoalidade e da moralidade quando o acúmulo de férias por agentes políticos for imprescindível para o bem do serviço público. O acumulo de férias se tornou visível nos últimos meses após a divulgação de indenizações de férias acumuladas por agentes políticos na última gestão.
Acúmulo de férias II
A partir de então, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instituída e apurou os fatos. Os trabalhos da CPI resultaram na elaboração do projeto aprovado e, agora, lei em vigor. O projeto é da autoria dos vereadores, Claudiney Marques (PSDB), Diney Lenon (PT), Tiago Braz (Rede), Silvio Rogério Carvalho de Assis (MDB) e Wilson Rodrigues da Silva (DEM).