Durante o mês de dezembro acontece a mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST‘s’ (infecções sexualmente transmissíveis), a ação é conhecida como Dezembro Vermelho, instituída pela Lei nº 13.504/2017.
A campanha chama a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Para alertar toda a sociedade sobre a Aids, nesta quinta-feira (1º) em alusão do “Dia Mundial de Combate a Aids”, a secretaria de Saúde realizará uma ação na Rua Assis Figueiredo, em frente ao Banco Itaú, das 09h às 17h.
Durante a ação, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Assistência Especializada (SAE) realizará orientações sobre as infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de disponibilizar informações sobre a prevenção para HIV, por meio da Profilaxia Pré exposição para HIV (PREP) e da Profilaxia Pós Exposição para HIV( PEP).
Também estará disponível no evento, o autoteste de HIV, que é um processo no qual uma pessoa coleta sua própria amostra (fluído oral) e, em seguida, realiza o teste e interpreta o resultado sozinho ou com alguém de sua confiança. Os interessados deverão responder a um formulário para que possam retirar o autoteste.
O autoteste não é conclusivo para diagnóstico. Quem apresentar resultado reagente no autoteste devem realizar testes adicionais utilizando fluxograma completo.
Outras ações estão programadas para serem realizadas na Escola Estadual Professor Arlindo Pereira (Polivalente) e no Instituto Federa Sul de Minas (IFSULDEMINAS)
Centro de Testagem e Acolhimento
O Centro de testagem e Aconselhamento tem atendimento ao público de segunda a sexta, no prédio da Secretaria, localizada na esquina das ruas Rio Grande do Sul com Pará, das 08h às 18h.