No último sábado, 22, foi realizada a eleição para composição da Comissão Técnica Consultiva da Expo-Arte de Rua. O processo segue as disposições da Lei nº 8.750, de 12 de abril de 2011 e do Decreto nº 13.912 de 9 de fevereiro de 2022, além do Edital Secult nº 13/2022.
Seguindo as normativas legais, apenas os expositores titulares puderam participar da eleição, que foi realizada das 9h às 12h, em dois pontos de votação, na Secretaria Municipal de Cultura e também na própria feira.
Foram eleitos dois representantes da categoria Artes Plásticas: Alexandra Machado Miranda (6 votos) e Stephanie Camargo (5 votos). Já na categoria Artesanato, foram eleitas Bruna Lamberti e Zilda de Fátima Fonseca, ambas com 18 votos.
A Comissão Técnica Consultiva tem por função assessorar a Secretara Municipal de Cultura nas questões relativas à Expo-Arte Rua, por meio de orientações, consultorias, diligências e proposição de medidas e ações que visem promover e divulgar as obras e valores culturais do município.
Expo-Arte de Rua
Criada pela Lei 5.041, de 26 de agosto de 1993, a Expo-Arte de Rua tem por objetivo oferecer aos visitantes a oportunidade de contato com a arte e a cultura, através do trabalho de artistas e artesãos locais, além de divulgar diferentes técnicas artesanais e formas de trabalho manuais de expressivo valor artístico e criar condições para artistas plásticos e artesãos não estabelecidos comercialmente exporem e comercializarem suas obras e produções.
Os expositores são artistas plásticos e artesãos aprovados em processos de avaliação da Secretaria Municipal de Cultura. Por lei, são disponibilizadas 24 vagas para artes plásticas, localizadas atrás do prédio das Thermas e 40 para artesanato, no Jardim “Elisiário Junqueira”, em frente à entrada principal.