A Unidade de Acolhimento InfantoJuvenil (UAIJ) – Casa da Paz é um dos Programas da Associação de Promoção Humana e Ação Social em convênio com a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, integrando mais um serviço da Rede de Apoio Psicossocial – RAPS que atende crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 10 à 17 anos, em situação de vulnerabilidade social e familiar e que demandem acompanhamento terapêutico e protetivo decorrentes do uso crack, álcool e outras drogas encaminhados pelos Caps AD e Caps i.
O Caps de referência é responsável pela elaboração do Projeto Terapêutico Singular (PTS) em conjunto com UAIJ que dura em média de 6 à 9 meses na Casa e depois continua no CAPS.
São oferecidos acompanhamento terapêutico, cuidados contínuos e protetivo na modalidade de casa, para até 10 crianças e adolescentes. Garantindo os direitos de moradia, educação e convivência familiar e social, observando as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A equipe é composta por Coordenadora, Psicólogo, Assistente Social, 04 Cuidadoras Diurnas, 04 Cuidadores Noturnos e 01 Auxiliar de Serviços Gerais que revezam plantões 12/36 num atendimento ininterrupto de 24 horas/dia e 7 dias/semana.
As atividades desenvolvidas com os adolescentes:
- Acompanhamento pedagógico
- Acompanhamento psicossocial do acolhido e dos familiares
- Assembleias
- Tarefas de responsabilidade e disciplina
- Preservação de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários
- Articulação intersetorial para o desenvolvimento das ações com o sistema de garantia de direitos (conselho tutelar, justiça da infância e da juventude, ministério público e outros), rede socioassistencial (proteção social básica e proteção social especial), com as demais políticas públicas – em especial, saúde, habitação, trabalho e emprego, educação, cultura e esporte, sociedade civil organizada e voluntariado
- Saída programada e reinserção do usuário, de acordo com suas necessidades, com ações articuladas e direcionadas à moradia, ao suporte familiar, à inclusão na escola e à geração de trabalho e renda
Já com as famílias: Acompanhamento em grupo no CAPS AD; atendimento de orientação familiar na UAIJ; acompanhamento psicossocial; visitas semanais.
Após a saída do usuário da Unidade de Acolhimento Infantojuvenil, a equipe técnica da Unidade de Acolhimento Infantojuvenil realiza um acompanhamento sistemático durante 3 meses, junto a família e os espaços onde o/ a acolhido (a) foram inseridos, como escola, trabalho, residência entre outros.
A Unidade favorece à assistência em saúde mental, garantindo mais dignidade aos usuários incluindo a construção de trabalhos de inserção social, buscando respeitar as possibilidades individuais e os princípios de cidadania que minimizem o estigma e promovam o protagonismo de cada usuário.
Informações
Rua Capitão Afonso Junqueira, nº 458 – Centro.
Telefones: (35) 3714-7370 / (35) 988735802