O jornalista americano Grant Wahl, barrado em um jogo da Copa do Mundo por usar uma blusa com um arco-íris, morreu no Catar. Ele passou mal enquanto cobria Argentina x Holanda, nessa sexta-feira (9). O irmão dele não acredita que a morte seja por causas naturais.
Wahl, que tinha 48 anos, “colapsou” na tribuna de imprensa do estádio Lusail, em Doha. Ele recebeu socorro, deu entrada no Hamad General Hospital, mas não resistiu.
A Federação de Futebol dos Estados Unidos confirmou e lamentou a morte do jornalista. “Fãs de futebol e de jornalismo de alta qualidade sabem que sempre podíamos contar com Grant para entregar reportagens inteligentes e interessantes sobre nosso jogo e seus maiores protagonistas”, diz nota.
A esposa dele, a médica e jornalista Céline Gounder, agradeceu à federação pelo apoio e disse estar “completamente em choque” em publicação no Twitter.
Saúde comprometida
Grant Wahl contou, poucos dias antes da morte, que sua saúde estava debilitada durante a cobertura da Copa do Mundo no Catar. No último episódio do podcast “Fútbol with Grant Wahl” publicado na quinta-feira (8), ele contou ao co-apresentador Chris Wittyngham sobre a situação.
“Tivemos dois dias sem jogos, depois de 17 dias diretos de partidas. Acho que meu corpo me disse: ‘cara, você não está dormindo o suficiente’. Ele se rebelou contra mim. Eu tive um caso de bronquite nesta semana, eu já fui à clínica médica do centro de imprensa duas vezes, incluindo hoje”, disse.
O jornalista afirmou estar se sentindo melhor na quinta-feira, após cancelar todos os compromissos e tirar um cochilo. “Estou um pouco melhor, mas provavelmente dá para perceber pela minha voz que eu não estou 100%. Espero não tossir neste podcast, estou tossindo muito, todo mundo aqui está”.
“Isso não é limitado a mim, muitos jornalistas estão tossindo muito. A única coisa surpreendente para mim aqui é que não estamos vendo muitos casos de Covid-19, só muitas doenças, tosse, resfriados…”, completou.
Irmão não acredita em causas naturais
O empreendedor Jack Settleman divulgou nas redes sociais um vídeo gravado pelo irmão de Grant, Eric Wahl, depois da morte do jornalista.
Na gravação, Eric conta que é gay e que o irmão usou a camiseta de arco-íris na Copa do Mundo por causa dele.
Grant Wahl chegou a ser detido por 25 minutos e teve o celular confiscado por seguranças do Catar, devido à proibição do uso de elementos referentes aos direitos LGBT+ na Copa.
“Meu irmão era saudável, ele me disse que recebeu ameaças de morte. Eu não acredito que ele tenha simplesmente morrido. Eu acredito que ele foi morto”, diz o irmão do jornalista no vídeo.
*Com informações: BHAZ