O corte de árvores que ficam às margens do rio na Avenida João Pinheiro, em Poços de Caldas, no Sul de Minas, iniciado de forma programada pela Prefeitura em Janeiro deste ano, gerou polêmica entre moradores e o assunto também foi debatido pela Câmara Municipal, que receberá nesta terça-feira (18), o secretário municipal de Meio Ambiente Dr. Marcus Vinícius Ferreira de Moraes. Ele foi convocado, através de um Requerimento dos vereadores Tiago Braz (Rede) e Lucas Arruda (Rede).
Em janeiro, quando iniciaram os cortes das árvores, a Prefeitura disse que “As ações de poda e retirada visam reduzir os riscos de incidentes envolvendo a queda de árvores e galhos”. A força tarefa foi realizada pela Secretaria de Serviços Públicos, com apoio da Secretaria de Defesa Social, Defesa Civil, DME e Secretaria de Meio Ambiente e seguem até hoje.
Na ocasião, a Prefeitura informou que realizou vistorias técnicas na avenida e, devido ao grande porte das árvores, idade avançada, condições estruturais e do ambiente em que estão localizadas, se apresentaram insustentáveis para a permanência na localidade.
De acordo com a Prefeitura, todas as intervenções em árvores são executadas com deliberação do Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente (CODEMA) e manifestação do Ministério Público. O serviço continua nas próximas semanas.
A oitiva do secretário de Meio Ambiente acontecerá na tarde de amanhã, na segunda parte da reunião, após votação da Ordem do Dia (por volta das 18h).
O secretário falará sobre os seguintes assuntos:
- Os cortes das árvores ao longo da avenida João Pinheiro;
- O anúncio tardio e a falta de transparência da administração municipal com relação ao assunto;
- O protocolo adotado pela administração para cortes de árvores no município;
- O Plano Diretor de Arborização Urbana no município de Poços de Caldas.
*Com informações das Secom da Câmara e Prefeitura Municipal.