O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (24) a ampliação da campanha de vacinação contra covid-19 com a dose de reforço bivalente para toda população acima de 18 anos de idade. Cerca de 97 milhões de brasileiros poderão ser vacinados.
Pode tomar a dose bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com dose em atraso, pode procurar também as unidades de saúde.
O ministério ressalta que as vacinas têm segurança comprovada, são eficazes e evitam complicações decorrentes da Covid-19. A ampliação, segundo a pasta, tem “o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país”.
A campanha de imunização com a vacina bivalente foi iniciada em fevereiro, voltada para idosos de 60 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, presos e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários de penitenciárias.
Até o dia 20 deste mês, mais de 10 milhões de pessoas já tinham tomado o reforço bivalente, sendo 8,1 milhões idosos, conforme dados divulgados pelo ministério.
Minas Gerais
A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais ainda não recebeu previsão de entrega das doses anunciadas através do Plano Nacional de Imunização.
Poços de Caldas
Em Poços de Caldas, no Sul do estado, a Prefeitura Municipal informou que “recebemos uma nota informativa falando sobre a liberação. Mas esperamos informação da Regional de Saúde para começarmos”.
A aplicação da vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19 está disponível para idosos a partir de 60 anos, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos (com apresentação de declaração médica), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades a partir de 18 anos.
Pessoas a partir de 12 anos, gestantes e puérperas podem se vacinas em todas as salas de vacina, das 08h às 16h30.
A 4ª dose do imunizante está disponível apenas para profissionais de saúde e as pessoas a partir de 40 anos.
A vacina direcionada para a 1ª dose das pessoas de 06 meses a 11 anos se esgotou no mês passado, a secretaria de Saúde aguarda o recebimento de novas doses para continuar a vacinação deste público.
Documentação
-Para imunização é necessária apresentação de um dos seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS, carteira de vacinação.
Locais de vacinação – 08h às 16h
- São Jorge – Av. Antônio Togni, N°2.055 (Vila Cruz)
- UBS Jd. Country Club – Rua José Mendonça, nº131 (Jd. Country Club)
- Ponto da Cascata – Rua Vicente Miranda, N°229 (Marco Divisório)
- Santa Augusta – Rua Nicolina Bernardes, Nº 230 (Santa Augusta)
- Esperança II – Rua Lázaro de Lima, N° 280 (Pq. Esperança)
- Jd. Kennedy II – Rua Estanho, Nº 195 (Jd. Kennedy II)
- Jd. Kennedy I – Tua Pirita, Nº116 (Jd. Kennedy I)
- São José – Rua Professora Lourdes Mourão, N° 550 (Centenário)
- UBS Cascatinha – Rua Rui Barbosa, N° 191 (Cascatinha)
- UBS Jd. São Paulo – Rua Jaguari, N° 15 (Jd. São Paulo)
- Santa Rosália – Pça. Dr. Antenor Damini, Nº 233 (Santa Rosália)
- Vila Nova – Rua Antônio Pereira Guimarães, Nº 299 (Vila Nova)
- Dom Bosco I – Rua Paissandú, s/n (Jd. Formosa)
- Nova Aurora – Rua Benedita Costa Lucas, Nº 60 (Jd. Ipê)
- UBS Pq. Pinheiros – Rua Victor Emanuel iMESI, s/n (Pq. Pinheiros)
- UBS Caio Junqueira – Rua Jatobá, Nº 262 (Caio Junqueira)
Locais de vacinação – 08h às 18h
- Regional Sul – Av. Antônio Marinoni, Nº 125 (São Sebastião I)
- UBS Centro – Rua Pernambuco, Nº459 – 08h às 18h
- UBS Regional Leste – Rua Cecília Fishela, 63 (Estância São José)