O curso terá o método Dom Bosco de Educação de base
“Educar com amor, partilha e solidariedade”. As palavras do Irmão Pereira de Carvalho Filho ecoam nos 160 participantes do Curso de Capacitação em Alfabetização de Jovens e Adultos e nas autoridades da área educacional convidadas para a apresentação do Método Dom Bosco de Educação de Jovens e Adultos, que será utilizado no curso “Educação de Jovens e Adultos – Ler e escrever em busca de novos horizontes”, que terá início ainda no primeiro semestre de 2022, em todas as regiões da cidade.
A capacitação para educadores que têm interesse em atuar no Curso de Alfabetização para Jovens e Adultos foi realizada de 28 a 31/03, em quatro turmas diferentes, com 40 vagas por turma, no auditório da Autarquia Municipal de Ensino, e ministrada pelo Irmão Pereira de Carvalho Filho, de 82 anos, 60 deles dedicados a ensinar.
“O método é muito eficiente e tem como objetivo ensinar o indivíduo a ler e a escrever em 40 dias”, destaca Irmão Pereira, que é propagador do método desde 1962. Ele conta que, com a prática adquirida nesses 60 anos, é possível alfabetizar em até 20 dias.
O Método Dom Bosco de Educação de Base utiliza desenhos para extrair as sílabas. “E, através do desenho, trabalhamos a conscientização”, explica. O método trabalha com a associação e relação de ideias, favorecendo o raciocínio do aluno na organização e elaboração do pensamento. A metodologia recebeu esse nome em homenagem a São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana e do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas), que se dedicam à educação da juventude.
O objetivo do método é colaborar para que o adulto aprofunde a consciência crítica de si mesmo e de sua realidade e adquira as capacidades de ler, de escrever e de efetuar as quatro operações matemáticas fundamentais, como instrumento para melhor desempenho e valorização pessoal, familiar, profissional e social.
Presente ao evento de apresentação do método, o vice-prefeito Júlio César de Freitas, que também é professor, destacou: “alfabetizar é um ato de amor, de encantar-se com o aprender”.
Capacitação
A capacitação voltada para os educadores que têm interesse em trabalhar com a Alfabetização de Jovens e Adultos foi realizada presencialmente, no auditório da Autarquia Municipal de Ensino, com carga horária de 4 horas.
“A Educação de Jovens e Adultos é uma área que me interessa muito, especialmente quando pensamos em um público mais idoso. Todas as iniciativas que visam atender a esse público são extremamente importantes porque visam incluir pessoas que vivem à margem e não têm a autonomia que poderiam ter para resolver questões básicas do seu dia a dia”, ressaltou a jornalista Aline Fallaci, que é aluna do 5º período de Pedagogia do Instituto Federal do Sul de Minas. “Achei o curso excelente, o Irmão Pereira é uma figura inspiradora, com seus 82 anos de idade e 62 de magistério. O Método Dom Bosco traz a ludicidade para o público adulto”, avaliou.
Os educadores participantes e as autoridades convidadas receberam a cartilha com o Método Dom Bosco de Educação de Base – Alfabetização de Jovens e Adultos, pensada para que o texto fosse autoexplicativo, isto é, um texto cujo estudo, na medida do possível, seja suficiente para uma adequada aplicação do método, minimizando o tempo de treinamento dos professores.
Alfabetização de Jovens e Adultos
O curso de Alfabetização de Jovens e Adultos será ofertado ainda no primeiro semestre de 2022. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo link https://bit.ly/cursodealfabetizacaopc ou pelo telefone 3714-3004 pelo próprio interessado, por familiares ou amigos da pessoa que deseja ser alfabetizada. A iniciativa da Autarquia Municipal de Ensino será realizada em parceria com a Prefeitura, Superintendência Regional de Ensino, Salesianos e UEMG.
A supervisora pedagógica da Autarquia Municipal de Ensino, Silvana Jacinto, destaca que a iniciativa coloca luz na questão do analfabetismo no município. “Até o momento, recebemos 120 inscrições para o curso, mas o número de analfabetos cadastrados junto à Secretaria de Promoção Social é muito maior”, afirma.
“O curso de alfabetização de jovens e adultos é uma das ações mais relevantes constantes do plano de trabalho da Autarquia Municipal de Ensino para 2022. Como educador, é muito gratificante estar como diretor da AME e empreender uma iniciativa dessa proporção, em parceria com a Prefeitura, Superintendência de Ensino, Salesianos e UEMG”, destaca o diretor da AME, professor Carlos Roberto de Oliveira Costa.
A secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, informa que, agora, a organização do curso trabalha em três frentes para dar início ao curso: finalização das inscrições, seleção dos educadores que atuarão no curso e definição dos polos que receberão as aulas. Ela lembrou também de sua atuação no projeto “Poços Analfabetismo Zero”, desenvolvido no início da década de 90, que colocou o município em destaque no cenário nacional à época.