Na última semana, o vereador Kleber Silva (Novo) esteve em Brasília, com o objetivo de participar de algumas reuniões e discutir demandas de Poços de Caldas. O parlamentar visitou a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e o Ministério da Saúde. Para o legislador, foi uma oportunidade, também, de conferir o andamento de projetos relacionados à cidade, além de ampliar e estreitar as relações em âmbito federal.
Kleber ressaltou que, no Senado Federal, falou com alguns assessores de senadores mineiros. Já na Câmara, conheceu todas as dependências, gabinetes e Plenário da Casa, solicitando uma atenção especial dos deputados federais Emidinho Madeira (PL), Lucas Gonzalez (Novo) e Tiago Mitraud (Novo) para a área da Saúde do município.
Segundo o parlamentar, houve uma visita muito produtiva no Ministério da Saúde, onde foi estabelecido um diálogo com a Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares (ASPAR). “Conheci todo o trabalho que eles fazem no acompanhamento da nossa cidade e na parte dos investimentos aos municípios. Recebi, inclusive, a notícia de que a UPA, por exemplo, tem um implemento de R$ 6 milhões anuais, que foi repassado e já está nas contas do município. A ASPAR faz um acompanhamento periódico, com todos os dados das cidades presentes no portal da assessoria”, disse.
No Ministério, o parlamentar apresentou vários problemas que a cidade tem passado. Ele também tratou da possibilidade de ampliação e aumento de repasse da tabela SUS e da transformação do Hospital Margarita Morales, na zona sul, em uma UPA, recebendo assim mais verbas do Governo Federal. “Solicitei, por meio da ASPAR, ao Ministério da Saúde, para que este possa ajudar a aumentar o número de leitos em Poços de Caldas, principalmente na Santa Casa, e a possibilidade de um investimento federal para que seja construída uma UBS no bairro Campos Elíseos, até porque, atualmente, nossa UBS é tripla, e queremos ‘desmembrá-la’ para que haja uma ampliação do atendimento”, afirmou.
Kleber Silva destacou, também, que sua visita se deu em um período de transição de mandatos em Brasília, sendo que as questões por ele apresentadas ficaram de ser revistas para 2023. “Em janeiro, voltarei à Brasília para conversar com a equipe nova que estará lá. Mesmo sendo um momento de transição, nossos apontamentos já foram colocados em pauta e constam para o Ministério da Saúde. Agora, é continuar trabalhando para que estes investimentos cheguem ao nosso município o mais rápido possível”, concluiu.
*Com informações: Câmara Municipal de Vereadores de Poços de Caldas