A rampa de voo livre em Poços de Caldas é um local ideal para quem gosta de se manter em contato com a natureza e se reunir com os amigos ou a família, mas ultimamente não tem sido um local totalmente seguro.
Após vários comentários de denúncias sobre vôos de parapente irregulares no local a equipe do Alô Poços, decidiu apurar as informações e foi constatado uma falta de fiscalização que deveria ser feita pela prefeitura já que o local (incluso na concessão dos pontos turísticos) ainda é considerado um bem público.
Em 2019 o Clube Poçoscaldense de Voo Livre realizava a fiscalização por conta, mas após inúmeras confusões e até processos os mesmos optam por observar os eventos e ajudar como podem perante a lei.
Segundo Cristiano Ricci da Silva, campeão brasileiro de parapente, muitas pessoas frequentam o local e realizam saltos sem o devido preparo, “desconhecem o básico para poder saltar e causam diversos acidentes que colocam a vida dos pilotos e também dos turistas em risco. Somente nos últimos 50 dias tivemos três acidentes com turistas machucados e diversos pilotos se acidentando e ficando presos às árvores”.
O Clube Poçoscaldense de Voo Livre, já realizou inúmeras tentativas de conseguir a concessão do local por diversas formas permitidas por lei, contudo, a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas optou por fazer um chamamento público, dando a oportunidade à outras entidades de gerenciar um espaço que já possuí quem zele e preserve a área desde 1996 com alvará e permissão.
“Não sabemos o que irá acontecer, embora o espaço ainda seja destinado a pratica de voo livre. Sem regras, normas e regulamentações fica sempre um ponto de interrogação. Contudo esperamos o bom senso de quem conseguir ser contemplado com a concessão e o Clube Poçoscaldense de voo livre sempre estará empenhado e a disposição para melhorar as condições de segurança para nossos atletas, competidores e instrutores assim como para população de Poços e turistas” argumentou Cristiano.
É importante lembrar que o CPVL possuí um histórico repleto de conquistas no meio esportivo no Brasil e no Mundo. O clube já foi campeão brasileiro duas vezes, possuí cinco campeões brasileiros, um campeão mundial de acrobacia e vários integrantes da Seleção Brasileira de Parapente. Alem disso ano passado quatro dos cinco pilotos da Seleção foram de Poços de Caldas e outros diversos pilotos estão veem se destacando no cenário nacional.
Tentamos contato com a Secretaria Municipal de Turismo para apurarmos a situação, porém não obtivemos sucesso.