A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (14), uma operação que investiga o envolvimento de um desembargador federal e seu filho, advogado, em possíveis crimes de corrupção ativa e passiva.
A corporação cumpre sete mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte. Além disso, nove em Brasília (DF) e um na capital do Maranhão, São Luiz.
“Os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça – STJ – para apurar o envolvimento de um Desembargador federal e de seu filho, advogado, suspeitos de terem ligação com investigados da Operação Flight Level II, também deflagrada hoje pela Polícia Federal em Minas Gerais”, diz nota da PF. Na ação na casa do advogado, foram presos R$ 270 mil em espécie.
Caso os suspeitos venham a responder pelos crimes, poderão ser condenados a até 12 anos de prisão.
Operação ‘Flight Level II’
Também na manhã de hoje, a Polícia e a Receita Federal deflagraram uma operação para combater o tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
As autoridades cumprem 25 mandados de busca e apreensão na região metropolitana, São Paulo (SP) e Florianópolis (SC). Além disso, cinco de prisão preventiva, cinco de prisão temporária, 17 de sequestro de veículos automotores e de sete imóveis.
A operação também bloqueou contas bancárias e criptoativos de 34 pessoas físicas e jurídicas.
A suspeita é de que o desembargador e seu filho estejam envolvidos na venda de sentenças para os investigados desta operação.