De acordo com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde já está sendo feita uma compra emergencial de 18 medicamentos
O estoque das farmácias da secretária de Saúde de Poços está abastecido com os medicamentos utilizados por pacientes que fazem o tratamento para diabetes pela Atenção Básica.
As insulinas NPH e Regular, tiras e lancetas para o teste, estão disponíveis para os pacientes diabéticos nas quatro farmácias do município.
O estoque de insulinas fornecidas pela Secretaria de Estado de Saúde e distribuídas a população pela Farmácia Central, através do setor de Alto Custo também está abastecido.
A Farmácia Central atende um fluxo grande de pacientes, sendo cerca de 450 atendimentos por dia, o que resulta em 15 mil pacientes atendidos no mês.
Para atender a demanda da população, a Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde está realizando a compra emergencial de 18 medicamentos fornecidos pela Atenção Básica que estão em falta no município.
Atualmente o município está com a falta de alguns medicamentos devido ao atraso de entrega pelos fornecedores, que alegam o atraso devido a crise farmacêutica a nível mundial que ocasiona dificuldades para aquisição de insumos e matéria-prima.
Confira a lista dos medicamentos que estão sendo comprados de maneira emergencial:
– Acerbrofilina xarope
-Adtil gotas
– Alopurinol 300 mg (Comprimido)
– Amoxicilina + clavulanato 500/125 mg (Comprimido)
-Ampicilina suspensão
-Azitromicina suspensão
-Ciprofloxacino 500 mg (Comprimido)
– Clopidpgrel 75 mg
-Dexametasona Elixir
-Fluconazol 150 mg
-Hidralazina 25 mg
-Isossorbida 5 mg
-Levotiroxina 25mcg/ 50 mcg/ 100 mcg
-Meloxicam 7,5 mg
-Prednisolona 3mg/ml
-Sulfametoxazol+trimetoprima 200/40 mg (Bactrim) suspensão
-Clomipramina 25 mg
-Nortripitilina 25 mg