Por Luis Fernando Modesto –
Quando falamos de atividade física e exercício físico, sabemos que ambos oferecem diversos benefícios para a saúde, mas possuem algumas diferenças que nem todos sabem.
A atividade física é toda forma de movimento do corpo humano, algo que acontece naturalmente em seu dia a dia. Seja brincar com os filhos, passear com os cachorros, limpar a casa, ir andando para o serviço, dentre vários outros exemplos.
Já o exercício físico é uma atividade planejada, com a orientação de um profissional, visando além de todos os benefícios da atividade física, alguns específicos como emagrecimento, hipertrofia, potência, flexibilidade, força, equilíbrio, mobilidade e diversos outros benefícios citados anteriormente.
Sendo assim, o exercício físico é quando praticamos uma atividade física de forma planejada e estruturada, visando, quase sempre, um objetivo específico; já as atividades físicas são as tarefas de nosso cotidiano e lazer.
Por isso, independente das várias atividades físicas que podem ser feitas durante o dia, é muito importante separar um tempo, de forma rotineira, para praticar um exercício físico. Este deve ser feito com orientação profissional, de acordo com sua idade e/ou suas limitações, com intuito de melhorar a qualidade de vida como um todo e também atingir objetivos mais específicos.
Concluindo, todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico.