O DMAE implantou um programa de inteligência artificial que vai otimizar o controle de vazão e a pressão de água nas estações. O coordenador do projeto, o engenheiro Renê Ballerini, explica que o sistema é sustentado por um software de alta tecnologia que monitora em tempo real todas as elevatórias do município, o que resulta em um controle de vazão e pressão específicos de cada estação e, consequentemente, otimiza energia e recursos, colaborando para a redução de perda de água.
“Antes desse sistema, só conseguíamos ligar e desligar as bombas em uma velocidade já ajustada, pois não tínhamos o controle da velocidade. Agora, com esse programa e com o novo software, conseguimos ajustar a velocidade do motor à distância e, com isso, controlar a vazão da bomba”, diz.
“Podemos fazer o motor rodar com maior ou menor velocidade em uma maior vazão ou menor vazão da bomba, operando de maneira mais eficiente, com menor perda de carga hidráulica e menor perda de energia elétrica. Conseguimos ainda, paralisar as bombas em horário de ponto, quando a tarifa de energia elétrica é mais cara, das 18 às 21 horas), além de outras ações, alinhando todos os sensores com controle à distancia otimizando o bombeamento de água e reduzindo custos”, acrescenta.
*Informações: Prefeitura de Poços de Caldas