De 3 a 11 de setembro, Poços de Caldas se transforma na capital mineira da literatura, com a 17ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas. Durante o Flipoços 2022, a Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca, vai funcionar em horário especial, inclusive aos finais de semana, para receber a vasta programação do festival e também para empréstimos e devoluções de livros e novos cadastrados.
“A Biblioteca Centenário vai receber mais de 30 atividades do Flipoços, do primeiro ao último dia de festival, incluindo os finais de semana. Assim, vamos aproveitar para oferecer à população de Poços de Caldas a oportunidade de visitar a biblioteca para empréstimos e devoluções de livros e, em especial, para cadastro de novos leitores, em dias e horários alternativos”, destaca a coordenadora das Bibliotecas Públicas Municipais, Raissa de Melo.
No sábado (3), primeiro dia de festival, a Biblioteca Centenário funciona das 9h30 às 18h30 e no domingo (4), das 9h às 20h. Na próxima semana, no sábado, dia 10, o local estará aberto ao público das 10h às 15h30, e no domingo (11), das 10h30 às 14h.
Cadastro
Você que ainda não é usuário do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas pode aproveitar para fazer o cadastro. É simples e gratuito. Basta ter em mãos CPF, Documento de Identidade, uma foto 3×4 e comprovante de endereço. O cadastro é válido para as quatro bibliotecas do sistema: Centenário (Urca), Júlio Bonazzi (Monjolinho), Marcus Vinicius de Moraes (Coronel Virgílio Silva) e Manuel Francisco Costa Guimarães (Cohab).
O Festival
O 17º Flipoços 2022 é uma realização da GSC Eventos Especiais e evento integrante das comemorações dos 150 Anos de Poços de Caldas, com patrocínio do DME, através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais; apoio cultural: Sicredi, Café Três Corações e Unidonto; parceria cultural e educacional: Sesc e Senac; apoio institucional: Associação União Literária de Minas Gerais e Comitê Poços Literária. A programação completa está disponível no site www.flipocos.com. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3697 1551.
Confira a programação prevista para a Biblioteca Centenário:
3 DE SETEMBRO – SÁBADO
09h30 – Ciclo Território Literário Sul Mineiro – Sarau com Poetas dos 7 Territórios Literários Mineiros. Oferecimento Polígono Sul-Mineiro do Livro. (Apresentação em vídeo).
11h – Literatura e Gastronomia – Mesa “Marolo: Saberes e Sabores do Cerrado”.
Venha conhecer o patrimônio cultural e gastronômico do cerrado sul-mineiro com Gilmara Aparecida de Carvalho, Sandro Adauto Palhão e Roberto Brasileiro Prado. Apresentação do livro: Marolo: Saberes e Sabores do Cerrado, finalista do Prêmio Jabuti 2021.
14h30 – Mesa Piraporiando – Lançamento do livro “As incríveis aventuras de Nirobe na Terra do Não” com a autora Janine Rodrigues. (bate papo com famílias e crianças sobre a fase do ”não”). Mediadora Lucia Vera de Lima, arte educadora e diretora cultural do Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei Clube.
16h – Ciclo Homenagem – 100 Anos Saramago – Mesa “Saramago, Democracia & Distopia: reflexões políticas no ano do centenário” com Alexandre Gossn. Mediador Decio Zylbersztajn.
17h30 – Ciclo Território Literário Sul Mineiro – “Cateretês do Sul de Minas”, de Oneyda Alvarenga e a Catira de Itanhandu, Sul de Minas Gerais, Brasil. Com Chris Ferreira, Mara Alice Furquim e Marcelo da Viola. Mediador Renato Carneiro. Oferecimento: Polígono SulMineiro do Livro. (apresentação em vídeo).
18h30 – Lançamento do Livro “A Mãe do Ouro”, de Glaucia Vale e Willian Vale, publicado pela Editora Giostri. Os autores estarão pessoalmente para autógrafos.
4 DE SETEMBRO – DOMINGO
09h – Ciclo Território Literário Sul Mineiro – O canto de todos os lugares. Oferecimento Vozes da Mantiqueira. (Apresentação artística em vídeo).
09h às 20h – Biblioteca Centenário – Banca de Livros de Autores Sulmineiros. Apoio APESUL -Associação dos Poetas e Escritores do Sul de Minas. Coordenação Expedito Gonçalves Dias
5 DE SETEMBRO – SEGUNDA
8h – Mesa para educadores, professores e profissionais da Educação – “Missy – Uma história de amor”. Bate papo com a escritora Izabella Meincucci Badra que idealizou o livro com o objetivo de inclusão dos deficientes visuais.
10h –Ciclo Território Literário Sul Mineiro – “O Canto de todos os lugares”, de Maria de Lourdes Gonçalves e outros com Maria de Lourdes Maia Gonçalves, Rafael Faria da Silva, Paulo Cesar Prince Ribeiro, Marcela Carneiro Muniz, Natanael Gonçalves e Benno Kialka. Mediador Pedro Mohallem. Oferecimento Polígono Sul-mineiro do Livro. (apresentação em vídeo)
13h30 – Encontro especialmente dedicado às crianças com deficiência visual. Bate papo com Izabella Meincucci Badra sobre o livro “Missy – Uma história de amor” (foco para crianças com deficiência visual)
15h – Ciclo Homenagem 50 Anos Clube da Esquina – Workshop “Coração Americano – Bastidores do álbum Clube da Esquina” com Andréa Estanislau. Apresentação e venda do livro “Coração Americano”. Vagas limitadas.
18h –Ciclo Território Literário Sul Mineiro – “Catas”, de Amadeu de Queiroz e as Congadas de Silvianópolis, Sul de Minas Gerais, Brasil. Com Piero Detoni e Fernando do Vale. Mediadoras Priscila Moraes e Eliana Gaiga. Oferecimento Polígono Sul-mineiro do Livro. (Apresentação em vídeo).
6 DE SETEMBRO – TERÇA
09h – Oficina Literária “Era uma vez – características, temáticas e estrutura dos Contos de Fadas” com Katia Pinno. Destinado a escritores, professores, estudantes de letras e os interessados.
10h30 – Ciclo Homenagem Jack Kerouac 100 Anos – Oficina “A influência Beat e além”. A geração literária norte-americana dos anos 50/60 e seus principais personagens da chamada Geração Beat em uma master class com Emanuel Madeira. (Inscrições gratuitas antecipadas com vagas limitadas a 20 pessoas. Entrar em contato pelo coordenacao@gsceventos.com.br)
14h30 – Mesa “As personagens femininas no romance contemporâneo” com Vanessa Passos, Marcela Dantés, Carol Meyer. Mediadora Dani Costa Russo.
16h – Encontro com os escritores Ana Filomena Amaral (apresentação dos livros da trilogia de ficção ambiental Mãe Nossa, Gelos e Desertos – literatura portuguesa), Casimiro Simões (apresentação do livro “Pessoas, Pensamentos e Palavras” – literatura portuguesa). Mediador Decio Zylbersztajn. Sessão de autógrafos na sequência.
17h30 – Mesa “Literatura Árabe Contemporânea”. Participação dos três maiores tradutores do árabe no Brasil: Safa Jubran, Michel Sleiman, Mamede Jarouche. Oferecimento Editora Taba.
7 DE SETEMBRO – QUARTA
10h – Ciclo Território Literário Sul Mineiro – “Mulheres da Mantiqueira e Grande, Literatura e Música” com Ceumar Coelho, Consuelo de Paula, Cirlene de Pádua e Dilza Carvalho. Mediadora Dôra Borges. Oferecimento Polígono Sul-mineiro do Livro. (Apresentação em vídeo).
16h – Ciclo Território Literário Sul Mineiro – “UAICAIS” – poemas brevíssimos de dois autores sul-mineiros com Eloésio Paulo e outros. Oferecimento Polígono Sul-mineiro do Livro. (Apresentação em vídeo).
17h30 – Ciclo Território Literário Sul Mineiro – “A Poços Literária em diálogo com os critérios da Unesco para uma Cidade Criativa da Literatura”, com Eliana Gaiga e convidados.
8 DE SETEMBRO – QUINTA
09h – Oficina Literária – “A Construção do Texto em Prosa: A Crônica” com Katia Pinno. Destinado a escritores, professores, estudantes de letras e os interessados. Inscrições antecipadas com coordenacao@gsceventos.com.br.
13h30 – Ciclo Homenagem da Semana de Arte Moderna – “O poliédrico ano de 1922”. Revisita a Semana da Arte Moderna e a Paulicéia Desvairada, indo para O Quarto de Virginia Wolf até A Terra Devastada de T.S. Eliot com o professor Sergio Montero.
16h30 – Oficina de Boneca Abayomi – Na língua iorubá Abayomi significa “meu encontro precioso”. A oficina das Abayomis é um processo pessoal e artesanal, onde buscamos estimular, além da criação, uma enorme rede de vivências e afetos. Com Lucia Vera de Lima, arte educadora e diretora cultural do Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei Clube. (Inscrições gratuitas antecipadas com vagas limitadas a 30 pessoas. Entrar em contato pelo coordenacao@gsceventos.com.br)
18h30 – Ciclo Território Literário Sul Mineiro – “O Canto de todos os lugares”, de Maria de Lourdes Gonçalves e outros com Maria de Lourdes Maia Gonçalves, Rafael Faria da Silva, Paulo Cesar Prince Ribeiro, Marcela Carneiro Muniz, Natanael Gonçalves e Benno Kialka. Mediador Pedro Mohallem. Oferecimento Polígono Sul-mineiro do Livro.
9 DE SETEMBRO – SEXTA
09h – Ciclo Homenagem Semana de Arte Moderna – “Manuel Bandeira – Poemas musicados – Os Sapos, o abre alas da Semana de 22” com o professor Sergio Montero.
13h30 – Oficina de Storytelling – é um exercício de criação em grupo onde os participantes irão utilizar os conceitos e dicas de estrutura narrativa, como Estrutura em 3 Atos e desenvolvimento de personagem, para criar um argumento cinematográfico do começo ao fim. Com Mauricio Kaschel. (Inscrições gratuitas antecipadas com vagas limitadas a 20 pessoas. Entrar em contato pelo coordenacao@gsceventos.com.br)
16h – Biblioteca Centenário – Mesa “Lendo Lygia Bojunga: as artes e a obra da autora brasileira de literatura infantil e juvenil” com Aline Reis. Oferecimento Nós Educação Cultural.
17h30 – Ciclo Território Literário Sul Mineiro – “Literatura, Música e Bicentenário da Independência: a Letra do Hino”, de Evaristo da Veiga. Com Rosângela Borges e Jairo Faria. Mediadoras Priscila Moraes e Clarissa Oliveira. Oferecimento: Instituto Histórico e Geográfico do Sul de Minas (Ihgsm) – Casa Ouvidor Cypriano Joseph da Rocha; Academia de Professores Escritores do Sul de Minas Gerais – Casa Professores Irmãos Lisboa (Apresmig); Academia Sul-Mineira Estudantil de Letras – Casa Professor Serrano (Asmel). (Apresentação em vídeo). Na sequência, entrega do prêmio leitor sul-mineiro.
10 DE SETEMBRO – SÁBADO
10h – Encontro com o Escritor Alex Andrade. Bate papo sobre o livro “Para os que ficam”. O romance narra a trajetória de Ana, uma personagem que luta contra os fantasmas do passado, os abusos sofridos e a memória que carrega de uma infância e juventude rodeada de traumas, frustrações, que a levam aos delírios e tormentos. O livro está sendo aplaudido pela crítica. Mediador Leonardo Neto.
15h30 – Mesa “O lúdico e a poesia na literatura infantil”. A poesia é uma necessidade absoluta para todos. A partir da diversão, a infância é recheada de brincadeiras e leitores são experts quando este é o assunto. Para cativar a leitura desde a infância, a poesia é uma das ferramentas mais importantes para que as crianças possam criar empatia e o gosto pela leitura. Nesta mesa sobre o tema, as editoras e escritoras Cassia Leslie, Susana Ventura e Vanessa Ratton nos contam como a literatura e o fazer poesia ajudam a formar leitores a partir do lúdico.
Na sequência, Entrega da Premiação aos escritores vencedores do Concurso Amare Flipoços. Lançamento da Estante Mulherio das Letras – parte das integrantes do movimento feminista Mulherio das Letras fundado em 2017 por escritoras de todo o Brasil para lançamentos de suas obras assim como da estante criada objetivamente para organizar, catalogar e deixar público parte do acervo de produção deste mesmo coletivo.
11 DE SETEMBRO – DOMINGO
10h30 – Ciclo Território Literário do Sul de Minas – “Literatura, Música e Genealogia”: Recepcionando o trineto de Eça de Queiroz, Afonso Reis Cabral. Com António Andresen Guimarães, José Carlos Soares Machado, Fernando do Vale e Josy Nery. Oferecimento: Instituto Genealógico Sul-Mineiro (Igensm); Academia de Professores Escritores do Sul de Minas Gerais- Casa Professores Irmãos Lisboa (Apresmig); Academia Sul-Mineira Estudantil de Letras – Casa Professor Serrano (Asmel). Apresentação em vídeo.
14h – Biblioteca Centenário – Mesa “Cultura e Poesia: Emoção no Flipoços” com Tommaso Squillace. A Cultura não pertence a quem a usa por um fim, mas a quem a divulga para por fim a distância entre as consciências. A Poesia as harmoniza para a união com o Universo.