Pequenos e pequenas podem acompanhar os adultos no local de votação, mas cabe ao mesário permitir ou não o acesso à cabine.
Eleitores de todo o Brasil começam a se preparar para o primeiro turno das eleições, que ocorre neste domingo (2/10). Famílias que precisarem levar crianças até os locais de votação não serão impedidas.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pais ou responsáveis por crianças pequenas têm autorização para levá-los até a sala de votação.
No entanto, as regras sobre a entrada de crianças nas cabines devem ser definidas por cada mesário. O profissional deve decidir se a criança pode acompanhar os pais até a urna ou não.
Eleição 2022
Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito definirá os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).
No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.
A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.
Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.
Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.