Encontro contribui de forma significativa no fazer pedagógico dos participantes, sempre pensando nas práticas e estratégias diferenciadas no atendimento aos estudantes com TEA
A Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) realizaram, na manhã do último sábado (28), o encontro da Rede Municipal de Ensino com a APAE de Poços de Caldas – “Práticas Inclusivas sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, que reuniu 104 inscritos, além da equipe organizadora. A formação foi voltada para profissionais da Educação que atuam diretamente com alunos com TEA nas unidades de ensino do município.
O encontro faz parte do Ciclo de Estudos da Educação Especial, oferecido mensalmente pela Equipe de Educação Especial da SME. As supervisoras e especialistas em Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Secretaria Municipal de Educação, Eliana Junqueira e Ana Cristina Manucci, ressaltam a importância do trabalho da educação em parceria com as instituições, quando todos os envolvidos com o TEA podem conhecer inúmeras estratégias pedagógicas, visando ao pleno desenvolvimento desses estudantes e suas potencialidades, nos contextos familiar, escolar e terapêutico.
As palestras tiveram início às 8h30, com o tema “Adaptação e Adequação Curricular no Ensino Fundamental”, com a neuropsicopedagoga Keli Aparecida Martins. Na sequência, a terapeuta ocupacional Maria Cecília Guazelli e a fonoaudióloga Gisele Cristina Passos abordaram a seletividade alimentar dos alunos com TEA.
“Manejo de Comportamento” foi o tema da palestra ministrada pela psicóloga Janaína Maria Remédio Salvador. Já a assistente social Renata Maria Santos Andrade abordou o Mercado de Trabalho, fechando o ciclo de palestras. Rosemara Simões e seu filho autista João Victor deram um depoimento aos presentes e a secretária Municipal de Educação, Maria Helena Braga, foi a responsável pelas considerações finais.
Na sequência, os participantes puderam conhecer todos os espaços de atendimento da APAE, como a sala de fono, oficina, centro de convivência, sala de integração sensorial, piscina, entre outros. “Foi necessário estendermos o horário do encontro neste segundo momento de visitação para que os participantes pudessem conhecer e vivenciar um pouco da prática dos espaços, com término por volta das 13 horas e 30 minutos”, informou a supervisora da Secretaria Municipal de Educação, Ana Cristina Manucci.
“Um dia de muito conhecimento compartilhado, história de vida que nos emocionou e que ficará marcado na nossa memória e nos corações de todos os que aqui estiveram. Parabéns a todos que aceitaram o convite para partilhar desse momento. Vamos continuar dando o nosso melhor e buscando cada vez mais incluir verdadeiramente as crianças e jovens com TEA”, ressaltou a diretora pedagógica da APAE Poços de Caldas, Carolina Rodrigues.
Para a secretária Municipal de Educação, professora Maria Helena Braga, o encontro vai contribuir de forma significativa no fazer pedagógico dos participantes, sempre pensando nas práticas e estratégias diferenciadas no atendimento aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista.
A equipe organizadora do evento foi composta pelos seguintes representantes da APAE: Carolina Augusta Rodrigues, Gláucia Boaretto e Keli Aparecida Martins, e pelas servidoras da Secretaria Municipal de Educação: secretária Maria Helena Braga, chefe do Setor Pedagógico, Marta Sueli de Andrade e equipe de Educação Especial, supervisoras: Eliana Junqueira e Ana Cristina Manucci Bonassi.
*informações Secom Prefeitura