Artista plástica apresenta seus trabalhos com encáustica
Com curadoria de Esther Cervini, a exposição apresenta os trabalhos de Josane Lobo criados nos últimos dois anos, que trazem à plasticidade obras produzidas com encáustica, que é uma técnica de pintura que se caracteriza pelo uso da cera de abelha como aglutinante dos pigmentos e pela mistura densa e cremosa. É uma técnica muito resistente, bastando ver a quantidade de pinturas que resistiram ao tempo.
“Arte e vida, binômio que a artista Josane Lobo plasma no calor da encáustica. Seu trabalho é intenso e corporal, como num gesto amplo que encontra nas pequenas manchas de cor os desdobramentos de micro movimentos internos da artista-mulher”, destaca a curadora, Esther Cervini.
Este trabalho propõe ao espectador uma energia de vida e de cura, trazendo uma vibração latente e inquietante, convidando-nos a sentir as emoções que fluem e permeiam em cada obra da exposição. Com um aroma de mel, o espaço expositivo acolhe e envolve com doçura o visitante, misturando memórias pessoais da artista a processos que ressignificam a nossa casa mais pessoal e familiar. É uma proposta sensível, que proporciona uma experiência marcante em cada visitante.
A exposição Bio Arte é aberta ao público em geral, respeitadas as medidas de distanciamento social e capacidade de lotação do espaço para visitação. As visitas precisam ser agendadas previamente pelo WhatsApp 35 991331239 ou pelo Instagram @josane_lobo.
Vale dizer que a Galeria Ateliê Lobo quer contribuir para que a cidade tenha um movimento cultural de artes plásticas com poder de dialogar com o público e sensibilizar individualmente cada espectador, por isso, a ideia é abrir as portas do espaço para que diferentes artistas possam mostrar seus trabalhos, valorizando e fomentando a produção artística de Poços e região.
“Realmente estou muito feliz em inaugurar a Galeria Ateliê Lobo. Vai muito além da felicidade; é um sentimento de profunda realização, por possibilitar que a arte se expanda. Faço arte como fonte de transformação para criar uma realidade além. E acredito que nós artistas possamos realmente ancorar presença, abrir portas, engajar com novas possibilidades de estar no mundo. Abrir a Galeria para mim é uma ação ligada ao meu verdadeiro propósito de vida”, ressalta a artista.
A realização da exposição tem apoio da Carvalho Agência Cultural e é subsidiada em parte com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas, através do edital de Economia Criativa 2021.
Josane Lobo
Josane Lobo construiu seu caminho artístico através de um diálogo entre suas formações, desde o desenho de Publicidade à consultoria ambiental e ferramentas de autoconhecimento. Utiliza em seus trabalhos de encáustica e Land Art, vivências de reconexão pessoal possibilitando percepções de tempo e espaço/expansão e contração/ solidez e liquidez, através de um olhar inaugural.
Land Art a inspira na recuperação de matas e a encáustica como resgate de alma. Convoca o fogo, o cheiro natural da cera de abelha, materiais reciclados ou não, texturas e cores a uma sensualidade generosa que reverbera num contato profundo consigo mesma, aportando a medicina da Presença, no processo de curar-se, curando.
Participou de exposições individuais e coletivas no sul da França e em Minas.
Conheça mais sobre o trabalho de Josane Lobo nas redes sociais @josane_lobo.
Fonte: Prefeitura Municipal.