Finalmente novembro chegou e, com o início deste mês, os brasileiros passam a ser bombardeados com promoções da Black Friday. Afinal, nada melhor do que comprar aquele item almejado com desconto, benefício para o bolso. Entretanto, nem tudo são flores durante o período em que os produtos estão com preços mais acessíveis. Há quem caia em golpes na internet e, infelizmente, perde dinheiro.
Mas, calma lá que existe uma luz no fim do túnel para quem quer andar longe das fraudes, isto é, as dicas de Igor Business, especialista em negócios digitais. Ele coleciona mais de 626 mil seguidores no Instagram, rede social em que compartilha táticas contra as trapaças digitais.
De acordo com o expert, comprar por e-commerce deve ser uma experiência rápida, prática e intuitiva para o consumidor. Por isso, a cada ano que passa, fazer aquisições pela internet se torna uma prática mais cômoda, razão para os clientes de todas as idades e grupos sociais aos poucos se familiarizarem com o comércio eletrônico.
Segundo Igor, é fundamental para as empresas terem operações digitais na atualidade, em especial, por ajudar na expansão das vendas e divulgação da etiqueta.
Golpe na Black Friday
Assim como no setor financeiro, os golpes também ocorrem por meio de operações realizadas pela internet. Sites fraudulentos divulgam ofertas, disponibilizam opções de entrega e finalizam a venda. O produto, porém, nunca chega ao destino final, no caso, o cliente. “Não chega porque nunca existiu”, destaca o especialista em negócios digitais.
Conforme frisa Igor, as páginas enganosas fingem ser plataformas de e-commerce, mas são, na verdade, golpes para o dinheiro do consumidor. Quem caí em fraudes acaba por ficar receoso quanto a voltar a comprar virtualmente. Na avaliação do expert, fugir das falcatruas requer bastante cautela.
Dicas
Para evitar cair em golpes na Black Friday, o consumidor precisa redobrar a atenção quando decide comprar pela internet, sobretudo em sites pouco conhecidos. “Sempre desconfie de preços muito baixos. Aliás, o valor inferior ao dos concorrentes é a principal forma de atuação dos golpistas”, reforça Igor Business.
Referência nas redes sociais em assuntos como vendas, negócios e marketing nos meios digitais, Igor enfatiza ser primordial conferir a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui. Se houver muitas queixas, fica o conselho de evitar adquirir qualquer produto por meio da plataforma com avaliações negativas.
Outro macete sugerido pelo especialista envolve olhar o endereço da web. “Alguns sites emulam a interface de plataformas conhecidas. Sendo assim, o consumidor precisa checar a URL para ter certeza de que está navegando em uma loja confiável”, propõe o profissional aos consumidores que gostam de comprar na internet.
Mais um tópico levantado por Igor Business antes de fechar uma compra envolve verificar se o site disponibiliza canais de atendimento ao cliente. A página também precisa ter um cadeado na barra de endereço. O detalhe sinaliza que é seguro realizar as transações.
“O segredo é não ser afoito. Se usada corretamente, a internet tende a ser uma maravilha. No entanto, todos precisamos ter atenção para não cair em golpes no comércio eletrônico”, reforça o expert.
*Com informações do Portal Metrópoles