IPTU terá ajuste no valor com base na inflação e pagamento da cota única terá desconto de 5%
A reportagem do “Alô Poços” conversou com o secretário Municipal da Fazenda da Prefeitura de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, Alexandre Lino, na tarde da última sexta-feira, 11, para gravar a “Entrevista Exclusiva” que é publicada toda manhã de segunda-feira e, em meio ao bate-papo, um furo de reportagem, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que, este ano terá algumas novidades, como Pix, cota única com desconto de 5%, pagamento a partir de julho, tanto para cota única como o vencimento da primeira de seis parcelas. A expectativa é arrecadar R$ 48 milhões com o IPTU 2022.
Lino lembra que essa cobrança em julho já foi testada no ano passado, até mesmo para que a Administração Municipal sentisse a adesão do contribuinte. “Foi bem recebido pelo contribuinte, até porque, no primeiro semestre a gente sempre tem o IPVA [Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor]. No ano passado nós fizemos assim para ver o comportamento do contribuinte e foi bem aceito. Esse ano nós vamos repetir. A primeira parcela ou conta única será paga em julho, serão seis parcelas, de julho a dezembro”, informa.
De acordo com o secretário, o valor também sofrer um reajuste, “deverá ter a correção do valor, um ajuste da inflação, porque no ano passado não teve por questão da pandemia, e para 2023 a gente vai sentar para avaliar e ver se mantém”.
Quanto a inadimplência, Lino acredita que deva se manter entre 10% e 15%, como acontece todos os anos. “A gente trabalha com esse percentual previsto de inadimplência porque sempre tem as pessoas que acabam atravessando algum tipo de contratempo”, obrserva.
“O IPTU é uma receita muito importante para a cidade por dois motivos. Primeiro porque o próprio Município é quem gerencia essa receita, não é do cunho de repasse do estado nem federal”, salienta o secretário explicando que, com isso, o segundo é que o Município tem poder de cobrança e da aplicação desses recursos em diversos setores, como reformas de unidades, construções, obras, como não há vínculos, é uma receita de ampla utilização e investimento.
Os carnês ainda começaram a ser enviados, até porque ainda faltam quatro meses para o pagamento da cota única ou da primeira parcela. “Os carnês, no seu tempo, vão ser entregues. Os contribuintes podem ficar tranquilos que receberão o carnê em tempo hábil e com vencimento após o quinto dia útil de cada mês”, enfatiza.
A grande novidade do IPTU 2022 ficará por conta do Pix com vista a facilitar a vida do contribuinte com mais essa opção para quitação do imposto. “É uma forma a mais de facilidade para o contribuinte e essas informações que estamos passando você é o primeiro a saber. O pagamento é em julho e deverá haver um desconto da ordem de 5% para pagamento da cota única”, finaliza.
Moro no campo das Aroeiras.Mudei em janeiro de 2022.
Ainda não recebi o IPTU.Precede.?
Obrigada