Até o final do mês todos os leitos de UTI para Covid-19 serão descredenciados pelo SUS
Por P.A.Ferreira
Em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, o número de leitos para tratamento da Covid-19 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está reduzido e pacientes de outras patologias estão dividindo o mesmo espaço com infectados pela Covid. Talvez esteja aí a explicação para todo desentendimento ocorrido no último domingo, 16, quando um paciente de Covid aguardava na Sala Vermelha da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por uma vaga em UTI e sua transferência para a Santa Casa só ocorreu à noite.
O Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Poços de Caldas mantinha 40 leitos em UTI, sendo 20 para patologias em geral e 20 específicos para tratamento da Covid-19. Hoje o hospital tem apenas os leitos para tratamentos de patologias gerais.
Procurado pela reportagem do “Alô Poços”, o hospital emitiu uma Nota através de seu assessor de Comunicação, Rafael Santos, na qual confirma a informação do fechamento de vagas em UTI para tratar casos da Covid-19. “No auge da pandemia, a Santa Casa de Poços chegou a contar com 20 leitos exclusivos para Covid”, relata.
O assessor enfatiza que, como consequência natural, com a diminuição do número de infectados e queda no número de pacientes que necessitavam de tratamento em UTI, não justificava a manutenção desses leitos. “O hospital chegou a ficar três meses sem internações (em UTI) pela doença.”
De acordo com a Nota, “esses leitos foram naturalmente ocupados por outras importantes e urgentes patologias que precisavam ser tratadas em leitos de CTI (Centro de Tratamento Intensivo)”.
Santos explica que a Santa Casa tem, hoje, 20 leitos de CTI devidamente cadastrados no SUS (Sistema Único de Saúde), no entanto, o hospital trabalha acima de sua capacidade com 24 leitos, ou seja, quatro deles são mantidos com recursos próprios da unidade.
Com relação à Covid e os novos casos que têm surgido com agravamento e que demandam internação em UTI, a Direção do hospital estuda reservar alguns leitos para atender essa demanda. “Destes 24 leitos de CTI, atualmente ocupados, serão, brevemente, separados 10 leitos para uso de Covid, sendo 14 para outras enfermidades. No momento, contamos com dois pacientes de Covid em nosso Centro de Terapia Intensiva”, finaliza a Nota.