Oposição se mobiliza com abaixo-assinado on-line para pressionar Executivo a construiu hospital o quanto antes
Dez milhões de reais. A reportagem do “Alô Poços” obteve essa informação com exclusividade de uma pessoa da Prefeitura que pediu para não ser identificada e trata de valor inicial que deve ser liberado pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) nos próximos dias para a execução do projeto que prevê a construção do Hospital do Câncer em Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais.
Com valor estimado em R$25 milhões para que o hospital inicie suas atividades, cogita-se nos bastidores que esse passo inicial do chefe do Executivo busca sair na frente e diminuir a pressão que a oposição sulfurosa busca exercer com um abaixo-assinado on-line que está em andamento e é encabeçado pelos vereadores Lucas Arruda e Tiago Braz, ambos do partido Rede Sustentabilidade (REDE).
A construção desse hospital é um sonho e uma necessidade de muito tempo para região. Poços de Caldas é a maior cidade do Sul do estado e referência em saúde para diversas patologias, inclusive e em especial para casos de câncer, tanto no trato de pacientes locais quanto de várias cidades da região.
Por outro lado, conforme evidenciado pelos vereadores em sua petição, “não temos um hospital especializado e com capacidade para atender todos os tipos de câncer. Isso faz com que as pessoas tenham que se deslocar para outras cidades, enfrentando longas distâncias”.
Como é sabido pela maioria das pessoas, o tratamento de um câncer, por si só, gera significativo impacto na vida do paciente com sessões de rádio e quimioterapia, fato que se agrava e desgasta ainda mais quando esse tratamento ou acompanhamento deve ser feito fora de seu domicílio. “O fato de o paciente ter como única alternativa enfrentar estradas para buscar um tratamento de saúde agrava seu sofrimento. Além disso, outras cidades do mesmo porte de Poços de Caldas, e até menores, têm buscado a construção de um hospital como esse em seus municípios, fato que coloca Poços de Caldas em risco de perder, cada vez mais, recursos do SUS para o tratamento do câncer aqui, o que tornaria o problema ainda maior”, destacam os vereadores.
Não diferente, Lucas Arruda e Tiago Braz enfatizam que é de grande relevância a construção do Hospital do Câncer de Poços de Caldas o quanto antes, “já que o sofrimento de quem tem a doença não espera”.
“Para isso, precisamos pressionar os governantes, porque eles têm o poder da decisão nas mãos. Já realizamos diversos pedidos a esses governantes. E agora pedimos, também, com a sua ajuda. É rápido e fácil, basta assinar essa petição”, convidam.
Para assinar a petição basta acessar https://chng.it/8tX2V254MN.
Assista ao vídeo que mostra a Pedra Fundamental, lançada em 2013, e a área onde o Hospital do Câncer de Poços de Caldas deverá ser construído: