Desde a última quarta-feira, 09, o público pode apreciar a exposição “Nous ne pouvons pas voyager par le monde, mais notre art voyage pour nous” (Não podemos viajar pelo mundo, mas nossa arte viaja por nós), que homenageia o escritor, poeta, professor e jornalista Hugo Pontes, em cartaz na Biblioteca Municipal Professor Júlio Bonazzi, dentro das celebrações dos 150 anos de Poços de Caldas.
A abertura foi realizada na manhã do dia 9 e contou com a presença do homenageado. “É sempre uma surpresa que alguém ou uma instituição preste uma homenagem e foi o caso agora da Secretaria de Cultura que, através da Biblioteca Júlio Bonazzi e seus funcionários, fez a opção por montar uma exposição com os meus trabalhos, tanto os poemas visuais, quanto meus livros publicados e antologias. Isso realmente causa uma emoção e marca a vida da gente. Uma homenagem que se presta a uma pessoa em vida é sempre muito importante”, destacou o homenageado, em entrevista à TV Poços por ocasião do lançamento da exposição.
Hugo Pontes é conhecido e reconhecido internacionalmente, já expôs em vários países. Suas Antologias são expostas no Brasil e no exterior desde 1985 e seus Poemas Visuais e Arte Postal desde 1990. Este ano, inclusive, ele foi convidado para expor na Ucrânia.
A exposição é composta por poemas visuais do autor, revistas com entrevistas e participações do escritor, fotos de congressos e imagens do arquivo pessoal do professor, além de obras publicadas de Hugo Pontes. “Em nossas pesquisas, encontramos uma página em francês com um de seus poemas visuais e a uma frase dele Nous pouvons pas voyager par le monde mais notre art voyage por nous – Não podemos viajar pelo mundo, mas nossa arte viaja por nós -, o nome perfeito para a exposição”, destaca a bibliotecária Juliana de Faria Cardoso.
A mostra segue aberta para visitação até 9 de dezembro, das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira.
O homenageado
Hugo Pontes é natural de Três Corações/MG, onde nasceu a 22 de julho de 1945. Foi criado e iniciou seus primeiros estudos na cidade de Conceição do Rio Verde. Reside em Poços de Caldas há mais de 40 anos. Suas atividades literárias têm início na cidade de Oliveira, junto com o Grupo VIX de poesia de vanguarda. É professor formado em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Literaturas, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa, de Divinópolis.
Tem especialização em Literatura Brasileira; em História e Memória; em Pedagogia; em Tecnologia da Informação e Turismo. Como professor trabalhou no Instituto Educacional São João da Escócia, E.E. Polivalente, Centro de Estudos Supletivos. Ocupou, em 1997, o cargo de Secretário da Educação e Cultura de Poços de Caldas. Com relação a suas atividades literárias e de pesquisa histórica apresenta em seu currículo uma extensa lista de ações relacionadas com a Poesia, o Poema Visual, a Arte Postal, a pesquisa sobre literatura, folclore, a história de Minas Gerais e de Poços de Caldas (Fonte: Associação Atlética Caldense – Histórias e Glórias).
Serviço
Exposição “Nous ne pouvons pas voyager par le monde, mais notre art voyage pour nous”
Data: até 09/12/2022 – de segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 17h30
Local: Biblioteca Professor Júlio Bonazzi (Praça Tiradentes, 617 – Santa Rita)
Mais informações: 3697-2198.