Liberada primeiramente em formato virtual, a exposição “Habitar-se – uma poética sobre corpos e espaços”, adotou o conceito transmidiático e teve como ponto de partida os poemas de Dani Vilas Bôas e Isabela Viana, que tratam de temáticas sobre o cotidiano, descoberta de si mesmas, além dos próprios desafios enquanto mulheres.
Neste contexto, aspectos como empoderamento, corporalidade, feminismo, autoconhecimento, solidão e identidade permearam os trabalhos. As fotografias de Sandra Ribeiro criaram narrativas poéticas e visuais que se apresentam como uma ferramenta para que outras mulheres possam explorar novas formas de se posicionarem na sociedade, assim como expressarem seus sonhos, sentimentos, desenhos e fantasias, fragilidade e força, fazendo do corpo feminino um instrumento para a ocupação do cenário cultural, artístico e social e como um ato político.
Aprovada no edital Economia Criativa da Secretaria de Cultura de Poços de Caldas, a exposição sai do ambiente virtual para se instalar na galeria Arte Ziriguidum, e estará aberta ao público entre os dias 4 e 20 de dezembro de 2021, com entrada franca.
Com curadoria de Daniel Ribeiro, um novo conceito e ambientação foi pensado para trazer o conceito ao formato presencial, fazendo com que o trabalho proporcione uma experiência estética a diversos públicos, pois apresenta a possibilidade de transpor as limitações do texto e da imagem, e desenvolvendo uma linguagem mais sensorial, a partir de narrativas poéticas. A série de fotografias e poemas será exibida a partir do entrelaçamento de algumas linguagens, produzindo o que as autoras chamam de transmidiático.
Longe de generalizar as questões acerca das temáticas femininas, a exposição pretende oferecer um trabalho sensível e poético que evidencie a descoberta da mulher enquanto sua própria morada, exaltando o corpo feminino para além da objetificação de seus corpos.