Desde a última quinta-feira, 28 de outubro, quando o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas completou 49 anos de fundação, os visitantes já podem conferir a exposição “Um olhar iconográfico sobre a obra de Bruno Filizberti”, em cartaz na Sala de Exposições Temporárias “Nini Mourão”. A mostra, que reúne desenhos produzidos pelo pintor Bruno Filizberti, um dos grandes artistas da história cultural do município, também integra a programação de aniversário da cidade, que completa 149 anos no próximo dia 6 de novembro.
Com curadoria de Giovanni Archanjo, a exposição é composta pelas obras doadas pelo Instituto Moreira Salles (IMS/Poços) ao acervo do Museu no final do ano passado. Os desenhos estavam com o instituto há alguns anos e a doação se deve à importância que o pintor tem para a história cultural da cidade. Ao todo, foram doados 29 desenhos e alguns estão no mesmo suporte. A maior parte é formada por esboços de rostos, quintais, casarões e manifestações da cultura popular, tão presentes em sua obra.
“É uma alegria colocar em exposição os desenhos do grande Bruno Filizberti para apreciação de moradores e visitantes. Sem dúvida, o Museu celebra os seus 49 anos em grande estilo, reverenciando a vida e a arte desse pintor que ocupa espaço de destaque na história de Poços de Caldas”, destaca a coordenadora do Museu Histórico e Geográfico, Marina Andrade.
O artista
Bruno Filizberti (1912-1979) era filho de imigrantes italianos, nasceu em Mococa/SP e se mudou com a família para Poços de Caldas aos 11 anos. Ainda menino, já demostrava sua tendência para a arte. Mudou-se para São Paulo, onde frequentou a conceituada Escola de Belas Artes e recebeu aulas de mestres como Paulo Vergueiro e Amadeu Scavoni.
De volta a Poços de Caldas, abriu seu ateliê. Bruno pintava o que gostava. A natureza era seu tema preferido: fundos de quintais, casebres, paisagens. Com o tempo, passou a pintar pessoas e retratos, dando ainda mais expressão à sua obra.
A exposição visa transmitir a essência do trabalho de Bruno Filizberti, expressa na simplicidade de sua técnica e revelada em seus esboços, desenhos e pinturas de diferentes períodos de sua vida. “Bruno Filisberti é um pintor de alma e de vida poços-caldense, que deixou registrada a sua história, a história da cidade e das pessoas”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
A exposição “Um olhar iconográfico sobre a obra de Bruno Filizberti” pode ser visitada até 5 de dezembro.
Horários
Aos sábados, o horário de visitação é das 14h às 17h. Já aos domingos, o Museu funciona das 10h às 13h. Na próxima segunda-feira (1) e no feriado de 2 de novembro, o Museu Histórico e Geográfico estará fechado. De terça a sexta-feira, a exposição pode ser visitada das 10h às 16h.
Fonte: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.