Lançamento do documentário acontece daqui a pouco, às 19h30 desta sexta-feira; na Praça Benjamim Antônio
A “Felinju – Moda e Lingerie de Juruaia” se tornou um Bem do Patrimônio Histórico e Cultural de Juruaia, município do Sul de Minas. A conquista foi divulgada pela Prefeitura na última segunda-feira,18, acompanhada do anúncio de um documentário sobre a maior feira do ramo no Brasil, que será exibido daqui a pouco, às 19h30.
Ozana Oliveira, supervisora do Departamento de Cultura de Juruaia, reforça a importância da Felinju para os juruaiense. “Foi através da sua primeira edição que as empresas se destacaram no mercado da moda íntima, o qual mudou o rumo do mercado financeiro do nosso município que, até então, era apenas agropecuário. A Felinju, com seu sucesso, levou o nome de Juruaia a vários cantos. Com o aumento da demanda, criou-se a oportunidade de emprego e renda para as mulheres e, durante esses 25 anos de Felinju, ela só cresceu e, então, vimos a necessidade de registrar o modo se fazer uma feira de sucesso, que hoje representa uma parte cultural de nossa cidade”, comenta.
A presidente da Associação Comercial de Juruia, Tania Mara Rezende, comentou o tombamento. “Foi uma conquista muito grande e muito feliz para Juruaia porque a Felinju sempre foi nosso cartão postal, o principal evento do polo e ele traz muito desenvolvimento não só para o polo, mas para toda região, porque a gente envolve na sua realização, empresas de toda região que vem prestar serviços durante o período da Felinju”, explica.
Ainda segundo a presidente, a Feira impacta além das empresas de expositoras, todas as marcas, pois traz clientes para a cidade como um todo. Além do evento envolver muitas pessoas nos preparativos para a Felinju, desde o empresário, seu colaborador, oficinas e confecções, pois gera muita demanda de produto. Por meio da Felinju, a cidade também fica conhecida em vários cantos do Brasil.
“É uma conquista muito grande ela ser considerada um Bem do Patrimônio Histórico e Cultural de Juruaia porque de fato é o que ela é. Nós vamos comemorar. inclusive, a partir de agora podem vir verbas através desse tombamento que foi conquistado e isso nos ajuda bastante porque fortalece as bases para que a gente possa correr atrás e conquistar também patrocínios e visibilidade para Felinju”, comenta Tania.
Documentário
Para comemorar a conquista, a Prefeitura exibirá daqui a pouco, às 19h30, na Praça Benjamim Antônio, o documentário sobre a Felinju. No documentário, as pessoas poderão conferir a memória do evento, desde a sua primeira edição, relatos e imagens que mostram o desenvolvimento da Felinju.
A 25ª Felinju 2022 nos dias 28, 29 e 30 de abril, no Centro de Eventos Expoju.
*informações Assessoria Felinju 2022