Aconteceu na manhã deste sábado (04) no Parque José Affonso Junqueira, o Festival Paralímpico 2021. Poços de Caldas foi uma das cidades selecionadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para sediar o evento que é desenvolvido simultaneamente, em todo país e em 70 cidades.
“O Festival tem como objetivo promover a experimentação esportiva a crianças com e sem deficiência. É de suma importância que exista esse incentivo e apoio de todos para a promoção do paradesporto”, comenta o presidente do Cidep (Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico), Eraldo Sandi.
Participaram na oportunidade cerca de 100 crianças que estiveram em três grupos desenvolvendo atividades diferentes e em rodízio puderam conhecer todas as áreas sensoriais.
São mais de 130 atletas na cidade, praticantes de modalidades esportivas voltadas para pessoas com deficiência, em projetos desenvolvidos pelas entidades, em parceria com a Prefeitura ou pela própria Prefeitura.
O vice-prefeito Júlio Cesar de Freitas, “Tio Júlio” esteve presente e comentou a necessidade dessa valorização. “Isso é esporte, é paradesporto! É alegria, é motivação, é festa e incentivo. Precisamos cada vez mais incentivar o esporte Paralímpico e gerar essa mescla entre todos. Fico muito feliz em poder observar esse engajamento e queremos poder ajudar sempre.”
O Festival é destinado a crianças a partir de 8 anos até adolescentes de 17 anos, com e sem deficiência. Assim como em 2019, a programação ofereceu três modalidades por sede e teve duração de 3h30 – das 8h30 às 12h. A intenção é mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades físicas.
Além das atividades desenvolvidas, apresentações por parte das instituições foram realizadas.
Estiveram presentes também, os secretários municipais de Esportes Fernando Santos, Promoção Social Carlos Eduardo, vereadores representando o poder Legislativo e representantes de instituições da cidade.
*Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas