Dando continuidade às capacitações dos fisioterapeutas do SUS e da rede credenciada, na última quinta-feira (28), foi realizada uma formação com o tema: “Recomendações práticas em Reabilitação pós-COVID-19”, que abordou os dispositivos para tratamento fisioterapêutico.
O curso foi realizado em dois momentos, na primeira etapa foram abordados os mecanismos para avaliação do quantitativo e do nível do comprometimento que o paciente se encontrava e avaliar a evolução do paciente. Já nesta etapa de finalização foram trabalhados temas como, reabilitação cardiopulmonar com, tipos de exercícios e escalas, como a escala de borg adaptada para percepção de esforço.
O fisioterapeuta do programa Melhor em Casa, Tarcísio Aquino avalia o curso. “Hoje finalizamos a educação continuada sobre Reabilitação pós-Covid-19 com as recomendações sobre tratamento desse perfil de paciente. Todo o curso foi realizado em prática baseada em evidências, compondo métodos de avaliação, tratamento e considerações a cada perfil de comorbidade.”
A capacitação foi desenvolvida para treinar os fisioterapeutas da Secretaria de Saúde e da rede credenciada. Visto que os acometimentos do Sars-cov 2 (COVID-19) são multissistêmicos, há então a real necessidade de uma avaliação funcional adequada nos usuários do SUS que tiveram a contaminação por Sars-cov 2. Para assim avaliar e desenvolver o seu plano de tratamento fisioterapêutico visando avaliar e desenvolver as individualidades de cada paciente.
O fisioterapeuta ainda ressalta que ações como estas beneficiam o usuário do SUS. “Muito gratificante receber colegas e outros fisioterapeutas para discutirmos um tema tão importante. E, felizmente, quem se beneficia com a capacitação dos profissionais sempre é o paciente”, finalizou.
Fonte: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.