O Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (SINDPOL – MG) divulgou na segunda-feira, 21, uma cartilha de instruções para todos os policiais civis e militares, bem como bombeiros, agentes socioeducativos e servidores administrativos para que todos os integrantes das forças de segurança pública do estado entrem em paralisação, como forma de protesto ao governador Romeu Zema.
Na manhã de ontem, 21, milhares de policiais de Minas fizeram uma manifestação em Belo Horizonte, pedindo que o governador cumprisse um acordo realizado em 2019 a respeito de pagamentos para a categoria, que estavam sem reajuste. Agora, o sindicato faz questão de ressaltar que o pedido feito pela organização a Romeu Zema se trata apenas de percas inflacionárias, e que sequer pedem um aumento de salário.
Em 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou entendimento que é inconstitucional a realização de greve por parte de servidores de segurança pública. Por conta disso, a cartilha divulgada pelo SINDPOL instrui os policiais e demais funcionários a paralisarem como uma “desaleração” do serviço prestado ao público em delegacias, institutos de criminalísticas, Institutos de Medicina Legal (IMLs), Delegacias de Trânsito (DETRANs), entre outros.
Postagem do governador
Na noite desta segunda, 21, o governador Romeu Zema realizou uma postagem em sua rede social que acabou provocando os policiais do estado. Zema apagou o post logo em seguida.