Obra foi sonhada há bastante tempo e construída por muitas mãos e processos
O livro “Fragmentadas – Narrativas Contemporâneas” tem lançamento neste domingo, 27, às 17h, na Rua Rio Grande do Sul, 655, sala 04, na área central de Poços de Caldas, município do Sul de Minas Gerais, e conta com a participação de diferentes mulheres. A entrada é franca.
As escritoras farão uma roda para conversar sobre o envolvimento de cada uma neste processo e também serão convidadas para ler as suas narrativas que compõem a coletânea e a celebração de uma conquista neste sentido.
Este foi um projeto pensado e elaborado por mulheres envolvidas com arte, cultura e educação em Poços de Caldas. Leila Vilhena e Francielle Rezende trabalharam juntas nesse projeto (que foi aprovado no edital de Poços – Lei Aldir Blanc), na edição, produção e também como artistas.
A proposta foi a produção de uma coletânea literária que valorize, divulgue e compartilhe a escrita de mulheres poços-caldenses, dando especial atenção a novos talentos.
Procurando ao máximo a diversidade não só de linguagens, passando pela poesia, crônica e contos, como também pela variedade de realidades e vivências. Por isso foram convidadas mulheres escritoras de muitas cores, corpos e localizações no intuito de termos uma representatividade de realidades, que são diferentes e impactam de maneira significativa as experiências de cada uma. Neste sentido, participaram como escritoras: Leila Vilhena, Francielle Rezende, Renata Augusta Marques Couto, Lídia Kellen Eugênio, Poliana Magalhães Oliveira, Maria Izabel Lopes da Costa, Thábata, além das convidadas: Marcelle Móras e Paula Azevedo de Ávila. As ilustrações são da Karen Brans Venturelli e o design e revisão de Letícia Ortiz e Nadja Moreno, respectivamente.
“O livro teve seu lançamento no formato digital pelo canal Poços curte casa. E depois, a partir do edital de Economia Criativa, foi possível produzi-lo fisicamente. Aqui fizemos parceria com o pessoal do Social Art Estúdio, onde finalmente faremos nosso lançamento presencial e a entrega dos livros para as escritoras e para as bibliotecas públicas da cidade”, contou Leila.
Considerando o contexto da necessidade urgente de incentivar a leitura e a escrita de literatura feita por mulheres, visto que no Brasil, 72% dos títulos literários disponíveis no mercado são de escritores homens, segundo pesquisa de Regina Dalcastangné. E a pesquisa realizada pela jornalista Jéssica Balbino, em 2016, mostra que na literatura independente, as mulheres publicam 21% menos do que os homens, apesar de serem maioria nos saraus e slams. O lançamento do livro “Fragmentadas – Narrativas Contemporâneas” diversas de escritoras de Poços de Caldas é, em si, uma reflexão urgente sobre a desigualdade de gênero no mercado literário.
Serviço – O lançamento do livro acontece domingo, 27, às 17h, na Rua Rio Grande do Sul, 655, sala 04. A entrada é gratuita.
*informações Assessoria do Evento