Os primeiros minutos após despertar são essenciais para estimular o corpo para um dia mais produtivo
Do portal Metrópoles –
Uma frente fria veio para derrubar a temperatura na maior parte dos estados brasileiros. Com as manhãs geladas e nubladas, vai ficar um pouco mais difícil deixar o aconchego da cama e começar o dia, e há uma explicação fisiológica para isso.
De acordo com o pneumologista e médico do sono, Sérgio Pontes Prado, o corpo responde a estímulos externos, como luz e temperatura ambiente.
O grau de luminosidade está relacionado ao estado de vigília. Ou seja, quando o dia está nublado, o organismo é menos estimulado a liberar substâncias e hormônios relacionados à atenção, concentração e disposição. O mesmo ocorre nos dias mais frios. Quanto menor é a temperatura, maior é a liberação de melatonina – hormônio que estimula o sono.
É por isso que nos dias frios e nublados, temos menos vontade de nos movimentar, o que leva à redução da prática de exercícios físicos, outro importante estimulante para um dia produtivo.
“A baixa luminosidade e a queda da temperatura favorecem a produção de melatonina e diminuem a liberação de substâncias, hormônios e proteínas ligados diretamente ao estado de vigília”, conta Prado.
Seis dicas para despertar o corpo nas manhãs de frio
- Abra as cortinas para receber a luminosidade natural;
- Deixe as janelas abertas para deixar a casa arejada;
- Lave o rosto com água fria;
- Tome um banho idealmente com água com temperatura de morna para fria;
- Inclua estimulantes com cafeína no café da manhã;
- Pratique uma atividade física pela manhã.
Higiene do sono
O médico acrescenta que, independentemente da estação, a qualidade do sono influencia muito na disposição durante a manhã seguinte. “A gente fala muito em quantidade, mas a qualidade é muito importante”, afirma.
É fundamental ter um sono reparador, que promova o estado de vigília adequado para executar as atividades habituais no outro dia sem desconforto. Estresse, doença e sono de má qualidade influenciam diretamente em como dormimos e acordamos no dia seguinte.
As características do ambiente também são importantes para garantir um descanso de qualidade, por isso é importante cuidar do conforto do local de descanso, evitar alimentos estimulantes na última refeição e dispensar o uso de eletrônicos.