Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente Oncológico (Gaapo) está realizando durante toda a semana uma ação especial no Cacon, que atualmente atende 3 mil mulheres. A ação teve início na manhã da segunda-feira, 7, e, no decorrer da semana, conta com atividades como maquiagem, massagem facial, música ao vivo com a dupla Giovani e Denilson, além da entrega de mimos produzidos pelas voluntárias do Gaapo.
A voluntária do Gaapo, Regina Celia Silva Dias, conta um pouco mais sobre a programação nesta semana especial das mulheres. “O Gaapo tem essa preocupação de promover atividades que levantem a autoestima dos nossos pacientes e de dar o apoio que eles necessitam. Em todas as datas comemorativas, o Gaapo está presente aqui no Cacon para promover o bem estar desses pacientes oncológicos e na segunda-feira nós começamos com maquiagem para elas saírem daqui bonitas e com a autoestima renovada. Na terça nós trouxemos as estudantes de estética da professora Paula da Unifenas para fazer massagem facial e nas mãos das pacientes E Também entregamos um presentinho para elas que as voluntárias prepararam para marcar essa data especial. Já na quarta tivemos a apresentação da dupla Giovani e Denilson e no restante da semana ainda tivemos mais algumas atividades para essas pacientes”, conta Regina.
A professora do curso de estética de Unifenas, Paula Kariluce de Carvalho Madelini, aponta os benefícios de promover uma ação voltada para a beleza dessas pacientes. ‘‘Nós professores e alunos da Universidade de Alfenas recebemos um convite do Gaapo e viemos fazer um trabalho de hidratação facial para essas pacientes que tanto necessitam de cuidado e apoio nesse momento tão delicado da vida delas. Os benefícios, além da melhora da autoestima e confiança da mulher, trabalha também a drenagem linfática na região da face e a musculatura tensionada, e é isso que eu e minhas alunas estamos trazendo para elas. Nós também estamos utilizando produtos cosméticos específicos para pacientes oncológicas que fazem tratamento, é mais um benefício para elas”, afirma a professora.
A enfermeira do Cacon, Aline Cezaria da Silva, relata a importância desse tipo de projeto para as pacientes em tratamento de câncer. ‘‘É uma ação muito importante porque acaba motivando e incentivando as nossas pacientes dando uma autoestima para essas mulheres. Elas que fazem o tratamento já possuem uma certa debilidade em questão de autocuidado, então, nós promovemos essa semana para estimular a autoestima delas”, conta a enfermeira.