Nomes da nova safra musical de MG, Ronaldo Leon, Mariana Nunes, Vitor Santana e Giselle Couto, prestigiaram o genial cantor que completa oito décadas de vida
Neste domingo (26), o mundo da música vai estar em festa celebrando os 80 anos de vida de Gilberto Gil.
Buscando dar continuidade às comemorações da data, o Magazine reuniu nomes da nova música mineira, como Ronaldo Leon, Mariana Nunes, Vitor Santana e Giselle Couto, para prestarem tributo ao cantor e compositor baiano.
Os artistas aproveitaram a deixa para registrar depoimentos carinhosos sobre Gil e falar da importância da obra do compositor para suas carreiras.
A cantora Mariana Nunes começou a homenagem contando um pouco da sua própria experiência com a força das composições de Gil.
“Eu me conecto à música dele especialmente pelas letras filosóficas, profundas e reflexivas. O Gilberto Gil tem uma visão da vida e do mundo que me emociona e inspira”, disse Mariana.
O cantor e compositor Vitor Santana também fez reverência à genialidade de Gil.
“Ele é um dos artistas cuja obra e história eu mais conheço. Isso porque meus pais sempre ouviram muitos discos de vinil e eu fui descobrindo desde cedo a discografia do Gil com a coleção que a gente tinha em casa”, recordou o cantautor.
Com mais de 20 anos de estrada, Vitor é conhecido por seu trabalho solo e pelos projetos musicais que criou ao lado do trio Coladeira e do músico Sérgio Pererê. Ele conta que sempre inclui músicas de Gil nos repertórios que apresenta.
“Toco umas 120 músicas dele nos meus shows. Sou fascinado pela versatilidade de Gil, sobretudo por seu violão e canto. Há uma riqueza extraordinária nas suas canções, que vem não só do Brasil, mas de elementos musicais do mundo inteiro. Ele sabe juntar como ninguém estilos tão diversos como o rock, o reggae e o baião de Luiz Gonzaga”, avaliou antes de resumir:
“Se ele, aos 80 anos, é um artista tão cantado e reforçado na nossa cultura, duvido que será diferente daqui para frente. Sua música é para sempre. Salve Gilberto Gil!”.
Outra mineira que exaltou Gilberto Gil foi a cantora Giselle Couto.
“Minha família sempre ouviu muito rádio e desde criança pude conhecer todo mundo da MPB e o Gil sempre se destacou para mim”, elogiou a intérprete, que ainda deu detalhes de uma experiência pessoal vivida com o músico baiano.
“Na minha época de estudante em Ouro Preto, o grupo de samba do qual eu participava foi convidado para tocar em um coquetel especial para o Gil, em uma das visitas que ele fez à cidade quando ainda era ministro da Cultura”, lembrou.
No entanto, ele contou que o show acabou não acontecendo por causa de um forte temporal que caiu no dia da apresentação.
“Apesar da frustração, ficou na lembrança o abraço que recebi do Gil e suas palavras de incentivo ao nosso trabalho”, disse ela, em tom de alento.
Quem também também enalteceu o talento musical de Gil foi o músico, cantor, violonista e compositor Ronaldo Leon.
“Gilberto Gil é um dos cantores e compositores mais influentes em todo o mundo e, para mim, é um dos maiores de todos os tempos”, engrandeceu.
Discípulo declarado da musicalidade de Gil, o artista belo-horizontino acabou de lançar o single “BraGil”, justamente para homenagear o icônico compositor.
“Com uma espiritualidade e ideologia exemplar, Gil vai deixando um enorme legado que sempre terá importância na nossa música. Por estar sempre à frente de seu tempo, seu valor estético é inegável e vai seguir relevante por muito tempo dentro da nossa cultura.Viva o mestre Gilberto Gil!”, concluiu Ronaldo Leon.
Veja abaixo a homenagem em formato de vídeo que os artistas gravaram para Gil:
*Fonte: O Tempo