Enquanto trabalhava na limpeza de um canteiro de plantas em Cataguases, na Zona da Mata mineira, um homem encontrou uma granada e acionou as autoridades.
A Polícia Militar do município e o BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) de Belo Horizonte compareceram ao local e se mobilizaram para recolher e destruir o explosivo.
Segundo o capitão Paulo Vinícius Rodrigues de Matos, comandante do Esquadrão Antibombas do BOPE, trata-se de um artefato, improvisado, muito usado no Rio de Janeiro, geralmente por quadrilhas.
“Em Minas Gerais, esse tipo de granada tem sido encontrado com mais frequência, principalmente em cidades fronteiriças”, explica o capitão ao BHAZ.
Dois agentes do esquadrão atuaram no local, por aproximadamente uma hora, e levaram o explosivo para um local ermo para destrui-lo.
Segundo a Polícia Civil do estado, a granada teria sido jogada no local por homens que foram presos em flagrante no último dia 30. As autoridades enviarão a ocorrência desse sábado à Justiça “para que seja anexada ao auto de prisão em flagrante delito dos investigados” (leia nota enviada ao BHAZ abaixo).
Nota da Polícia Civil na íntegra
“Essa apreensão está relacionada ao caso ocorrido no dia 30 de agosto. Na ocasião, após a formalização do flagrante, os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional. O procedimento já foi concluído e remetido à Justiça. Sobre o caso registrado no último sábado (3/9), a Polícia Civil também vai enviar a ocorrência à Justiça, para que seja anexada ao auto de prisão em flagrante delito dos investigados.”