Um homem de 38 anos morreu na tarde de ontem, 25, após uma abordagem da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Umbaúba, região Sul de Sergipe. Genivaldo de Jesus Santos foi imobilizado e colocado dentro do porta-malas da viatura, onde acabou inalando fumaça, como é possível ver em vídeo que circula nas redes sociais. As informações são do g1.
É possível perceber, nas imagens, o homem – que tinha transtorno mental – sendo imobilizado pelos agentes. Logo depois, ele é colocado no porta-malas. Os policiais tentam fechá-lo no compartimento, mas ele se debate e fica com as pernas para o lado de fora. A pessoa que faz o vídeo fala em alguns momentos para os agentes: ‘vai matar o cara’. Contudo, os policiais ignoram até que o rapaz parece perder os sentidos e tem o corpo todo colocado dentro do porta-malas.
A morte de Genivaldo foi confirmada pela gerente do hospital da cidade, Cecília Bruneli. Por meio de nota, a PRF disse que lamenta o ocorrido e que um procedimento disciplinar foi aberto para averiguar a conduta dos policiais envolvidos na ação.
ATENÇÃO! As imagens a seguir podem ser consideradas perturbadoras para algumas pessoas
Vítima tinha transtorno mental
Em entrevista ao g1, o sobrinho da vítima, Wallyson de Jesus, disse que o tio foi abordado por agentes da PRF quando pilotava uma motocicleta. “Eu estava próximo e vi tudo. Informei aos agentes que o meu tio tinha transtorno mental. Eles pediram para que ele levantasse as mãos e encontraram no bolso dele cartelas de medicamentos. Meu tio ficou nervoso e perguntou o que tinha feito. Eu pedi que ele se acalmasse e que me ouvisse”, contou.
Ainda de acordo com o sobrinho da vítima, mesmo diante da tentativa de diálogo para resolver a situação, os policiais usaram spray de pimenta e colocaram o homem dentro do porta-malas da viatura. “Eles jogaram um tipo de gás dentro da mala, foram para delegacia, mas meu tio estava desacordado. Diante disso, os policiais levaram ele para o hospital, mas já era tarde”.
A família de Genivaldo registrou um boletim de ocorrência na delegacia do município. A Polícia Civil já coletou alguns depoimentos, prestados por familiares e testemunhas, na delegacia. O corpo da vítima deu entrada no IML (Instituto Médico Legal) de Aracajú por volta das 18:30 do mesmo dia. O caso será investigado pela PF (Polícia Federal).
E a PRF?
A Superintendência da PRF de Sergipe até o momento, não se manifestou. Contudo, ao g1, a PRF disse que durante ação policial na BR-101, em Umbaúba-SE, “um homem de 38 anos resistiu ativamente a uma abordagem de uma equipe PRF”. O órgão afirma que em razão da agressividade do homem, “foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção e o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Umbaúba”.
A PRF ainda diz que Genivaldo teria passado mal durante o deslocamento e sido socorrido de imediato ao Hospital José Nailson Moura, “onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito”. No fim da nota, o órgão federal diz que “lamenta o ocorrido e informa que foi aberto procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos”.
Nota da PRF
“Na data de hoje, 25 de maio de 2022, durante ação policial na BR-101, em Umbaúba-SE, um homem de 38 anos resistiu ativamente a uma abordagem de uma equipe PRF. Em razão da sua agressividade, foram empregados técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo para sua contenção e o indivíduo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Umbaúba.
Durante o deslocamento, o abordado veio a passar mal e socorrido de imediato ao Hospital José Nailson Moura, onde posteriormente foi atendido e constatado o óbito.
A equipe registrou a ocorrência na Polícia Judiciária, que irá apurar o caso. A Polícia Rodoviária Federal em Sergipe lamenta o ocorrido e informa que foi aberto procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos”.
*Fonte: g1